Observatório da Democracia une sete partidos e será lançado dia 31

As fundações de PSB, PT, PDT, PSOL, PCdoB, PROS e Solidariedade vão lançar uma plataforma chamada “Observatório da Democracia”, no próximo dia 31 de janeiro. A ideia já havia sido aprovada em enocontro ocorrido mês passado e agora ganha força diante das medidas autoritárias e antidemocráticas dos primeiros dias do governo Bolsonaro.

fundações

O grupo formado pelas fundações: Lauro Campos (Psol), João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), da Ordem Social (PROS), 1º de maio (SD) e Perseu Abramo (PT), têm em comum o fato de manterem posição crítica ao governo eleito, buscam compreendê-lo e posicionar-se em relação a ele.

As fundações estão se reunindo desde meados de 2018, com o objetivo de fazer uma tarefa coletiva, que será avaliar a nova gestão segundo critérios definidos conjuntamente. Está previsto para dia 31 de janeiro o lançamento do “Observatório da Democracia”, onde serão publicadas as informações decorrentes desse trabalho conjunto.

Nos próximos meses, cada fundação estará responsável por avaliar as políticas governamentais correspondentes a temas pré-definidos como “trabalho”, “pacto federativo”, “saúde” e “educação”, até questões como democracia e direitos da cidadania. Os resultados vão ser reportados em relatórios que serão tornados públicos no “Observatório da Democracia”, canal na internet para divulgação dos resultados do esforço em conjunto.

Segundo Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo,”essa reunião de tantas fundações de partidos em torno do objetivo comum de sistematizar e acompanhar políticas públicas do governo federal é inédita no Brasil”. “O Observatório”, prossegue Pochmann, “deverá gerar subsídios também para o movimento social e toda a sociedade”.