Encontro internacional celebra o Centenário do Eclipse de Sobral

O evento, que será realizado de 28 a 30 de maio em Sobral, é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará e contará com palestras, bate-papos, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Eclipse Sobral - Ilustração de Divulgação

Começa nesta semana em Sobral (CE), de 28 a 30 de maio, o “Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral”, em celebração ao Centenário do Eclipse Solar que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. “A realização desse evento é importante para mostrar o quanto que a cidade foi impactada pela passagem da expedição, além de resgatar o papel de Sobral na experiência que confirmou a Teoria de Einstein”, afirmou a secretária regional da SBPC, Claudia Linhares Sales.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará e contará com palestras, bate-papos, lançamentos de livros e apresentações culturais.

“A comprovação da Teoria da Relatividade Geral revolucionou a ciência moderna, tanto do ponto de vista científico quanto filosófico”, comenta a cientista. Para ela, o evento dará a Sobral um mote para trazer a ciência para o dia a dia das pessoas e poderá colocar a cidade em um circuito cultural e turístico relacionado à ciência. “A cidade construiu o Museu do Eclipse, que será reinaugurado; tem um Planetário bem equipado, uma estátua em tamanho real de Albert Einstein e, até o ano que vem, inaugurará O Monumento da Luz. Isso tudo servirá de atração para quem quiser conhecer o a cidade e saber um pouco mais dessa história da ciência mundial da qual o Brasil também faz parte”, disse.

Linhares observa que na época da confirmação, quando foi feita a observação do eclipse solar, há cem anos, Sobral ganhou destaque no mundo, mas, com o passar dos anos, a cidade foi perdendo espaço e foi quase esquecida na história. “A comemoração desse centenário servirá também para restabelecer os fatos e mostrar a importância dela na história”, disse ao lembrar que livros têm sido relançados ressaltando o papel da cidade.

Programação

Na programação, conferências e debates sobre “O intrigante mundo da luz”, “Lentes e ondas gravitacionais: novas janelas para o universo”, “Astronomia em atividades de divulgação, educação, desenvolvimento e diplomacia: 100º aniversário da IAU e o Dia Internacional da Luz”. As conferências em inglês terão tradução simultânea.

No dia 29, serão realizadas celebrações simultâneas em Sobral, Ilha do Príncipe e Portugal. Entre as atrações, a Global Opera in Science realiza uma apresentação em rede, com transmissão simultânea de Sobral, Campos de Goytacazes (RJ), Ilha do Príncipe e Noruega. O evento ainda terá a reinauguração do Museu do Eclipse de Sobral, que estava fechado para reforma, e o lançamento de um selo comemorativo do Centenário do Eclipse, emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que contará com a presença de autoridades e sociedades científicas do Brasil e da Ilha do Príncipe.

Além da SBPC, do governo do Ceará e da prefeitura de Sobral, o Centenário do Eclipse de Sobral vem sendo articulado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

História

Em 29 de maio de 1919, Sobral, uma pequena cidade no interior do Ceará, foi palco de um dos experimentos mais importantes da física moderna: a observação do eclipse solar que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, formulada pelo cientista Albert Einstein. O experimento foi realizado ao mesmo tempo na ilha do Príncipe, na costa ocidental da África. No entanto, a experiência em Príncipe não foi tão bem-sucedida devido às condições meteorológicas que impediram uma nítida observação dos astros.

Em Sobral, o céu também estava nublado, mas no momento do eclipse, algumas nuvens se abriram, o que permitiu que fossem tiradas as sete fotografias decisivas para confirmar o que o cientista alemão havia teorizado: a luz, ao passar próxima ao um corpo celeste de massa grande, se desvia. Os resultados desse experimento foram uma revolução na física moderna e tornaram Albert Einstein o cientista mais popular do século XX. (Veja o vídeo sobre história na TV SBPC).