“Show de besteiras” e “guerra de baixarias”: general ataca Bolsonaro

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, demitido na semana passada da Secretaria de Governo da Presidência da República, não poupa críticas à gestão Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista à revista Época, o militar acusa o Planalto de se perder pela “falta de foco” e menosprezar os projetos de interesse nacional. “Todo dia tem uma bobagem”, resume Santos Cruz, que também acusou a “guerra de baixarias”.

Bolsonaro e Santa Cruz

A seu ver, o governo desperdiça a oportunidade de enfrentar os problemas centrais do País. “Tem de aproveitar essa oportunidade para tirar a fumaça da frente para o público enxergar as coisas boas, e não uma fofocagem desgraçada”, afirma. “Se você fizer uma análise das bobagens que se têm vivido, é um negócio impressionante. É um show de besteiras. Isso tira o foco daquilo que é importante.”

Na opinião do general – que se recusa a citar nomes –, “tem muita coisa importante que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população, tirando a atenção das coisas importantes. Tem de parar de criar coisas artificiais que tiram o foco. Todo mundo tem de tomar consciência de que é preciso parar com bobagem”.

De forma indireta, Santos Cruz reagiu aos ataques que sofreu, nas redes sociais, de aliados do governo, como o pseudofilósofo Olavo de Carvalho e o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente. “Não é porque você tem liberdade e mecanismos de expressão, Twitter, Facebook, que você pode dizer o que bem entende, criando situações que atrapalham o governo ou ofendem a pessoa”, declarou o ex-ministro.

“Você discordar de métodos de trabalho é normal, até publicamente. Discordâncias são normais, de modo de pensar, modo de administrar, modo de fazer política, de fazer coordenação”, ponderou o militar. “Mas, atacar as pessoas em sua intimidade, isso acaba virando uma guerra de baixarias.”

Da Redação, com informações da Época