Um G20 trágico

O Brasil foi um dos países que mais perderam no recente encontro do Grupo dos 20 países mais ricos do mundo, o G20.

Bolsonaro g20 - Foto: DW

Há cerca de 20 anos a União Europeia-UE, vem tentando assinar um acordo de comércio com o Mercosul (países sul americanos). Esse acordo não se concretizava principalmente pela oposição do Brasil e também da Argentina, que viam nesse acordo graves prejuízos às suas indústrias e que os mais beneficiados seriam os europeus, que pouco ofereciam em troca.

Neste G20, principalmente para atenuar os prejuízos das fortes taxações americanas em proteção às suas industrias, os europeus aproveitando a situação de desgaste e a fragilidade dos representantes do Brasil e da Argentina, aproveitaram para selar seu tão sonhado acordo com o Mercosul.

Mas o que significa esse acordo UE-Mercosul?

Em resumo, abrirá para os países europeus um mercado de aproximadamente 750 milhões de consumidores, um PIB de 17 trilhões de dólares, maior facilidade de acesso aos seus produtos industrializados e para os países sul americanos, da venda de seus produtos agrícolas e matéria prima aos europeus.

Enquanto países como a Inglaterra, os Estados Unidos e outros, procuram proteger suas indústrias, impondo barreiras e altas taxas tarifárias, o Brasil, a Argentina e outros sul americanos vão facilitar a entrada de produtos industrializados. A nossa indústria, bem menos competitiva e que vem enfrentando graves problemas há vários anos, como poderá sobreviver? E os 13 milhões de desempregados, outros 30 milhões que vivem do subemprego, que perspectiva poderão ter? E que futuro de desenvolvimento terá o Brasil, vendendo apenas matéria prima e produtos agrícolas praticamente in natura?

A verdade é que os países ricos da UE querem se safar da crise sugando e destruindo concorrentes mais fracos.

E como desgraça pouca é bobagem, os prejuízos no G20 não pararam por aí. As constantes declarações pouco amistosas de Bolsonaro para com a China, hoje ainda nosso maior parceiro, devem ter contribuído para que os chineses, até para se precaver, fechassem um acordo com os Estados Unidos para aquisição de grandes quantidades de produtos agrícolas. Trump ficou tão satisfeito que ´prometeu paralisar e até diminuir tarifas de produtos chineses.

Em resumo, neste G20 o Brasil levou duas grandes cacetadas, na indústria e no agronegócio.

Para piorar ainda mais a situação do Brasil, a a polícia spanhola apreendeu 39 quilos de cocaína em um dos aviões da comitiva presidencial brasileira.

E Bolsonaro, não sabemos se atordoado, ou em seu estado normal, declarou que o G20 foi um sucesso.