Reitores das universidades devem processar ministro da Educação

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em nota, afirma que irá acionar juridicamente o ministro da Educação, Abraham Weintraub, por acusações feitas por ele contra as instituições de ensino. Em uma entrevista ao portal "Jornal da Cidade", Weintraub acusa as universidades federais de terem "plantações extensivas de maconha" e utilizarem laboratórios para produção de drogas sintéticas.

Ministro da educação - Rafael Carvalho/Agência Brasil

Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), a Andifes afirma que se o ministro sabe de crimes e não os comunicou às autoridades competentes "poderá estar cometendo crime de prevaricação."

Segundo a associação, Weintraub "ultrapassa todos os limites da ética pública, indo aliás muito além até de limites que já não respeitava." A entidade afirma que ao atacar a autonomia universitária, prevista na Constituição, o gestor comete crime de responsabilidade.

No texto, a Andifes diz que mais uma vez, o Ministro da Educação busca fazer tais acusações para detratar e ofender as universidades federais perante a opinião pública, mimetizando-as com organizações criminosas, ele ultrapassa todos os limites da ética pública, indo aliás muito além até de limites que já não respeitava. Nesse caso, o absurdo não tem precedentes".

Providências jurídicas

"Assim, diante dessas declarações desconcertantes, a Andifes está tomando as providências jurídicas cabíveis para apurar eventual cometimento de crime de responsabilidade, improbidade, difamação ou prevaricação", afirma a nota.

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da instituição, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Salles, afirma que o ministro deve prestar esclarecimentos sobre suas declarações.

"Se ele descobre que tem um crime sendo praticado, ele como autoridade tem obrigação de comunicar ao Ministério Público. Ele ultrapassou a mera opinião política que poderia ter e indicou como se tivesse ocorrendo crime nas universidades", diz João Salles.

"Ele já não respeitava certos limites, mas essa declaração não tem precedentes. Ele indica de uma maneira precisa como se um crime estivesse sendo praticado e que só não é punido porque a polícia não entraria nos campi. Diante disso temos que tomar uma providência."

Questionado se teme retaliações de Weintraub às universidades, Salles opinou que essa postura seria inaceitável:

"Não se pode esperar que o gestor público tenha qualquer ação de retaliação. Ele ja tinha feito declarações estranhas e incongruentes com a natureza da vida universitária, afirmações preconceituosas sobre a universidade. Mas agora o ministro deu uma declaração onde ele avança na acusação de um crime e ele fala isso estendendo para todo o conjunto das universidades. Ele fala como se as instituições fossem um terreno podre, onde se estaria cavando e aparecendo a cada instante uma situação criminosa".