CTB Jovem é fundada e põe a juventude trabalhadora em debate

Encontro Nacional da CTB Jovem reuniu cerca de cem jovens, de 14 estados, e discutiu os desafios da juventude trabalhadora

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) reuniu em São Paulo, nos últimos dias 17 e 18, cerca de cem jovens de 14 estados de todas as regiões do Brasil. O Encontro Nacional da CTB Jovem foi um importante marco para a juventude trabalhadora do País, que hoje é penalizada diante da cruel realidade do desemprego e violência.

As mudanças no mercado de trabalho e seus impactos na realidade dos jovens foram as pautas que dominaram a programação. Os debates contaram com a participação de convidados como representantes do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), do Dieese e de especialistas na temática.

Esse momento foi marcado pela inovadora iniciativa de organização da CTB Jovem como organização da juventude da classe trabalhadora. A entidade tem como objetivo aprofundar os debates sobre a relação entre a juventude no atual cenário político e econômico do Brasil.

Para a diretora de Juventude da CTB, Luiza Bezerra, “a grande inovação do Encontro foi a proposta de organizar jovens não só do mercado formal, como fazemos hoje, mas também pensarmos iniciativas para organizar a juventude que se encontra ou desempregada ou na informalidade”. Uma das iniciativas, nesse sentido, foi o lançamento da Ficha de Adesão à CTB Jovem.

“Qualquer jovem trabalhador poderá aderir e, assim, participar da CTB Jovem. Para tocar esse trabalho, elegemos uma Executiva Nacional da CTB Jovem, com tarefas específicas, bem como uma Coordenação Nacional, que é composta pela Executiva mais os secretários de juventude de nossas federações e das CTBs estaduais”, explica Luiza.

A CTB Jovem se dedicará, agora, à organização de encontros estaduais, nos moldes do nacional, para escolher as coordenações estaduais. “É preciso também definir metas de Ficha de Adesão preenchidas em cada estado, para cadastrarmos um número significativo de jovens. Estamos seguros de que a CTB Jovem é a grande novidade do movimento sindical brasileiro e tem tudo para ser uma grande ferramenta para mobilizar e organizar a juventude trabalhadora.”

Conheça a coordenação nacional da CTB Jovem, eleita no Encontro:

Comunicação: Fellipe Feliciano de Lima (RN)

Cultura e Esporte: Jeane Marques (BA)

Estudante Trabalhador: Laura Rodrigues (SP)

Finanças: Gabriela Viana (MG)

Formação: Beatriz Calheiro (AM)

LGBT: Mayra Andrade Ferreira (RJ)

Movimentos Sociais: Anderson Guahy (SP)

Mulheres: Luciane Severo (RS)

Negros e Negras: Vânia Marques Pinto (BA)

Organização: Luiza Bezerra (RS)

Políticas Públicas para a Juventude: Rafael Borher (RJ)

Relações Internacionais: Márcio Ayer (RJ)

Rurais: Marilene Faustino Pereira (MG)

Saúde da Juventude Trabalhadora: Niara Farias Torres (CE)

Coordenação nacional: Executiva + Secretários de Juventude Estaduais da CTB e das Federações (Feeb BA/SE, Fitmetal, Fenafar, Fecosul, Fetag’s)

Com informações da CTB Jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *