China: Tática do bode expiatório não tornará os EUA “grande de novo”

“Pode haver mil maneiras de ‘tornar a América grande novamente’, mas se fingir ignorante sobre a verdade dos fracassos sociais e buscar estratégias para transferir a culpa nunca será uma delas.”

Agência de Notícias Xinhua divulgou nesta sexta-feira (12) um comentário onde acusa os EUA de usarem a tática do “bode expiatório” para encobrir seus problemas. Leia, abaixo, os principais trechos do texto.

Usar a China como bode expiatório não ajudará Estados Unidos

Em meio a uma feroz pandemia da COVID-19 e protestos antirracismo que abalaram cidades americanas, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, mais uma vez apelou para o jogo do bode expiatório.

Desta vez, ele caluniou a China por “explorar insensivelmente” a morte de George Floyd como parte da “propaganda”.

O movimento é apenas a mais recente de uma série de tentativas de alguns políticos dos EUA de usar o “cartão da China” para encobrir os fracassos em seu próprio país. Eles tentam transferir a culpa com total desdém pela dignidade humana básica.

Quase seis décadas após o retumbante apelo de Martin Luther King Jr. por justiça racial para minorias étnicas nos EUA, a igualdade entre as raças continua sendo um sonho fora de alcance. Não é preciso tomar o que outros países dizem para expor seus abismos subjacentes.

No contexto da resposta de Washington contra a epidemia, a enorme lacuna racial em termos de bem-estar das pessoas tornou-se ainda mais acentuada. Dados recentes compilados pelo APM Research Lab revelaram que afro-americanos estão morrendo a uma taxa de 50,3 por 100.000 pessoas, em comparação com 20,7 para brancos.

A chance de saúde, vida e dignidade humana varia ao longo das linhas raciais, um fato patético. No entanto, Pompeo e um grupo de outros políticos americanos optaram por permanecer em silêncio sobre este status quo.

Em vez de atender aos chamados vindos do povo americano e do mundo em geral, Pompeo e políticos como ele optaram por perder tempo, envolvendo-se em um castelo instável de mentiras e transferindo culpas.

Isso não ajuda a salvar os desfavorecidos do sufocamento e isso não ajuda a lidar com a pandemia da injustiça.

Alguns políticos dos EUA têm o hábito de estigmatizar a China e fazer a retórica anti-China na menor chance.

Pode haver mil maneiras de “tornar a América grande novamente”, mas se fingir ignorante sobre a verdade dos fracassos sociais e buscar estratégias para transferir a culpa nunca será uma delas.

Está na hora de Pompeo e políticos americanos como ele cessarem a propagação de desinformação, pararem de arbitrariamente culpar a China e cumprirem sua obrigação de garantir a “dignidade humana”.

Fonte: Agência Xinhua