Márcio Jerry destaca revogação de portaria racista de Weintraub

“Mais uma vez o governo federal recua diante do clamor contra a estupidez praticada, neste caso contra a política de cotas”, disse o deputado

“Mais uma vez o governo federal recua diante do clamor contra a estupidez praticada, neste caso contra a política de cotas tão importante em nosso país”.

Foi assim que o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA) reagiu, nesta terça-feira (23), à decisão do ministério da Educação (MEC) de tornar sem efeito a portaria que acabava com incentivo a cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação nas universidades federais.

Assinada por Abraham Weintraub, a medida foi a última ação do agora ex-ministro, a quem o parlamentar também não poupou críticas.

“[Este ] foi um ato covarde do Weintraub, que na sequência fugiu para o Estados Unidos, deixando no Brasil a sua marca de pior ministro da Educação de nossa história”, reforçou Jerry.

Reações

Publicada na madrugada desta terça, no Diário Oficial da União, a revogação foi assinada pelo interino da pasta, Antonio Paulo Vogel de Medeiros.

Em reação à portaria, o ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT), Gilmar Mendes, havia estabelecido o prazo de 48 horas para que a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestasse sobre o caso.

“Fuga” para os EUA

Após ser demitido por Jair Bolsonaro na última quinta-feira (18), o ex-chefe do MEC embarcou para Miami em circunstâncias que devem ser investigadas.

Alvo do inquérito que investiga ataques ao STF e disseminação de notícias falsas, a suspeita é que Weintraub tenha usado a sua condição de ministro para desembarcar nos EUA no sábado passado e, assim, driblar as restrições de viagens para brasileiros em razão da pandemia de covid-19.

Autor