“Brasil sem governo”: deputado critica falta de recurso para ciência

Diante de deputados, ministro Marcos Pontes confessou nesta quarta (24) que 90% dos recursos do FNDTC permanecem retidos pelo governo mesmo com a pandemia

Diante de deputados, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, confessou, nesta quarta-feira (24), que 90% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico (FNDTC) permanecem contingenciados pelo governo mesmo com a pandemia do novo coronavírus. A afirmação provocou a reação do vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA).

“Brasil sem governo! Estamos sob o drama da pandemia e também o drama da acefalia no Palácio do Planalto”, definiu o parlamentar, que é 1º vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara.

Segundo Pontes, o Brasil tem cientistas de categoria internacional e capacidade de pesquisa para vencer o coronavírus, mas são necessários mais recursos e estabilidade de orçamento. Ele, no entanto, não soube explicar porque o segue reduzido mesmo na atual a crise.

“Todos os ministérios sofrem com a falta de recursos, mas o investimento em ciência e tecnologia é essencial para o desenvolvimento do país e pode ser solução para a crise”, destacou o ministro, citando Israel, que tem 4% do PIB aplicado no setor. “O Brasil precisa seguir essa linha” Segundo ele, isso será essencial também para enfrentar as próximas pandemias – apontadas como certas pelos cientistas.