Consórcio Nordeste repudia privatização da Eletrobras

Segundo governadores, privatização afetará diretamente o desenvolvimento do país e o bolso do consumidor.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Consórcio Nordeste, que reúne os nove governadores da região, divulgou uma nota contra a privatização da Eletrobras. Segundo os chefes do Executivo estaduais, caso se concretize, a venda da estatal afetará diretamente “o desenvolvimento do país e o bolso do consumidor”.

A Medida Provisória (MP) 103/2021, que abre caminho para a venda da estatal, está em votação nesta quarta-feira (19) no Plenário da Câmara dos Deputados. Mais cedo, partidos de oposição recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de barrar a votação.

O modelo de privatização prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.

“Este processo de desestatização, além de impactar a tarifa de energia para os consumidores, abrirá caminho para a precarização na prestação do serviço, configurando-se um absurdo energético, hidráulico e institucional”, dizem os governadores no documento.

Eles afirmam ainda que a venda gerará insegurança energética, com “real ameaça” de déficit no fornecimento de energia e perda de potência de projetos de desenvolvimento regional, principalmente no Norte e Nordeste do país, “sabidamente regiões com menores índices de desenvolvimento humano e alto potencial de geração de energia”, afirmam.

Confira a íntegra do documento.

Autor