Luciana Santos: “O tempo presente e futuro é do socialismo!”

Intervenção especial da Presidenta do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, Luciana Santos, na Celebração Conjunta dos Partidos Comunistas da América Latina no centenário do PCCh, realizada no dia 20/05/2021.

Estimados camaradas e companheiros representantes dos Partidos Comunistas da América Latina e do Partido Comunista da China, é com enorme alegria que, em nome do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, participamos desta celebração de luta pelo socialismo.

O centenário de nossos partidos ocorre em um contexto marcado por grandes transformações no cenário internacional.

Trata-se de um ambiente complexo e conflitivo, com sobreposições de fenômenos, transformações científico-tecnológicas e nos modos de produção. A característica principal de nossa época, é a crescente tendência à multipolaridade, que tem sido acentuada em decorrência da pandemia do sars-cov-2.

Dentro deste contexto, vivemos uma intensa luta entre as velhas potências imperialistas, que buscam se manter no centro do poder; e os países da periferia do sistema, nações que lutam para constituir projetos autônomos de desenvolvimento soberano.

O capitalismo demonstra-se, a cada dia, incapaz de responder aos grandes anseios da humanidade como o direito à vida, a paz, ao desenvolvimento e progresso social.

O socialismo, camaradas, se reafirma como uma necessidade histórica e contemporânea. Contudo, a luta por uma nova sociedade se desenvolve em condições complexas, onde se torna necessário atualizarmos e desenvolvermos as categorias do marxismo, colocando luzes sobre novos dilemas que a realidade nos apresenta.

É no leito destes acontecimentos que emerge a República Popular da China, levantando a bandeira do socialismo.

Trata-se de um grande acontecimento para os povos do mundo.

É epopeica a centenária história do Partido Comunista da China, que desde o dia 1º de julho de 1921, lidera seu povo na fabulosa jornada pela libertação nacional e a construção do socialismo em uma trajetória de heroísmo e conquistas.

Sob a condução do Partido Comunista da China, e liderados por Mao Tsetung, a China saiu de uma sociedade sucumbida e humilhada pela guerra do Ópio, dividida pelas grandes potências imperialistas, para se tornar uma nação prospera, soberana e socialista.

Foi o socialismo que mudou a face desta grande civilização. Como afirma o camarada Secretário Geral do PCCh, Xi Jipping, o surgimento do Partido Comunista da China foi um acontecimento histórico, que mudou profundamente o curso da história do país.

Consideramos ser de importância fundamental para os trabalhadores em torno do mundo, para os defensores da paz e do progresso da humanidade, que a China continue a tremular bem alto a bandeira do socialismo.

Estimados camaradas,

A luta pela construção do socialismo no século XXI não possui caminhos definidos, regras estabelecidas. Desbravar esse percurso requer criatividade e coragem, profundo conhecimento da realidade nacional e de suas peculiaridades e ter no marxismo-leninismo o guia condutor.

Na América Latina, ao longo deste século, os Partidos Comunistas vêm buscando trilhar seus respectivos caminhos de luta pela emancipação nacional, produzindo um rico caudal de lutas e conquistas sociais. Temos na heroica Revolução Cubana, uma referência política, e expressão maior de que, sim é possível resistir e construir uma nova sociedade.

Para o Partido Comunista do Brasil, a luta pelo socialismo hoje passa pela necessidade de fortalecer os Estados Nacionais, sua soberania e dotá-los de um projeto nacional de desenvolvimento, como forma de romper com o neocolonialismo, e construindo assim uma nação próspera, soberana e com justiça social.

O PCdoB, é um partido irmanado com os Partidos Comunistas da América Latina e com o PCCh em torno do ideal da luta pelo socialismo. Estabelecemos com regularidade intercâmbio entre dirigentes, aprofundando estudos e conhecendo a realidade de cada uma das nações, de cada um dos partidos, buscando fortalecer-nos mutuamente.

Caros camaradas, registro um aspecto que para nós brasileiros é de grande importância.

As relações diplomáticas do Brasil com a China vêm evoluindo de forma intensa, ganhando o status de Parceria Estratégica Global e de principal parceiro econômico e principal destino das exportações brasileiras. A China hoje é o principal fornecedor de insumos farmacêuticos e da vacina Corovanac, responsável por imunizar 80% da população brasileira até os dias de hoje.

Apesar das forças políticas que, em nosso país ocupam o governo central, e buscam sabotar a amizade entre o Brasil e a China, saibam que ela se fortalece a cada dia, bem como o respeito e a admiração do povo brasileiro pela China Socialista.

Em nosso país lutamos hoje para construir uma Frente Ampla que imponha uma derrota ao projeto da extrema direita nas eleições de 2022, abrindo espaço para um projeto reconstrução nacional.

Estimados camaradas do Partido Comunista da China, estimados camaradas dos Partidos Comunistas da América latina,

Estejamos seguros de que as forças que buscam a transformação social conseguirão descortinar novos caminhos para as lutas emancipacionistas. Apesar dos ideólogos do capital, o socialismo afirma-se se como alternativa para os povos.

O tempo presente e futuro é do socialismo!