Lula lidera com folga e 58% dizem que Bolsonaro não merece ser reeleito

Pesquisa Exame/Ideia aponta que o ex-presidente tem 40% contra 29% de Bolsonaro que continua com alta rejeição

(Foto Lula: Ricardo Stuckert/Foto Bolsonaro: Reprodução)

Nova pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (24) indica que Lula continua liderando com folga a corrida presidencial. O ex-presidente tem 40% contra 29% de Bolsonaro. Ciro e Moro aparecem empatados em 9%. Eduardo Leite (PSDB) tem 2%, ficando à frente do ainda companheiro de legenda João Doria (PSDB), que registrou apenas 1%.

Segundo o levantamento, 58% dos eleitores responderam que o atual presidente não merece ser reeleito contra 37% que responderam sim, sendo 5% de indecisos. “Ainda são números bastante complicados para a reeleição, ele tem uma avaliação ruim e péssima alta. É majoritário o número de pessoas que acham que ele não merece continuar”, diz Maurício Moura, fundador do Ideia, instituto especializado em opinião pública. 66% dos eleitores, por exemplo, acham que o país está indo no rumo errado.

A pesquisa confirma a polarização entre os dois primeiros colocados. A diferença de 11% favorável a Lula, uma leve queda em relação ao último estudo, permanece dentro da margem de erro, mas com tendência de maior distanciamento a favor do ex-presidente.

Na disputa em segundo turno, Lula derrotaria todos os seus adversários. Contra Bolsonaro, o ex-presidente venceria por 50% a 37%. Ciro perderia por  48% a 30%, e Moro por 48% a 33%.

Terceira via não decola

Logo que lançou sua pré-candidatura, no fim do ano passado, Moro ganhou a simpatia do eleitorado e chegou a ultrapassar Ciro nas pesquisas seguintes, figurando com 11% das intenções de voto. Com o passar do tempo, o seu nome perdeu fôlego e agora ele está empatado com o pedetista, em uma simulação de primeiro turno.

Mas a situação não é só ruim para o ex-juiz e ex-ministro do governo Bolsonaro, toda a terceira via, somada, não chega a 24% das intenções de voto. Para Maurício Moura, o cenário fica cada vez mais claro que a disputa pelo Palácio do Planalto ficará entre Lula e Bolsonaro.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04244/2022.

Com informações da Exame

Autor