A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Marcus Ianoni

Cientista político, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Oxford e estuda as relações entre Política e Economia.
Autoritarismo em crises internacionais? Follow the money!

Por muito menos, em termos jurídicos e de caos nacional, Dilma Rousseff foi deposta. Não havia ameaça à democracia. O custo do apoio à plataforma ultraliberal de Temer e de Guedes não está sendo muito alto? O respeito à democracia não é mais eficiente econômica e politicamente?

Aonde vai o partido militar?

Há contradições entre as mensagens dos militares e seu papel definido na Constituição. Falam em independência dos poderes, mas repreendem publicamente o STF. Estarão aguardando o presidente convocá-los, respaldado em forças extremistas, ou seguirão como ‘poder moderador?

O laissez-faire do autoritarismo

Os liberais (no Congresso, STF, partidos, sociedade civil) temem e rejeitam mais a esquerda que qualquer outra força política. Mas cabe à oposição tornar consciente e aprofundar o movimento de vários atores contra a ditadura e por um papel mais ativo do Estado na economia de guerra.