A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Peter Schulz

Um casal, seu laboratório e os vírus da floresta à luz de velas

Uma das “maiores buscas de vírus de todos os tempos”, entre 1954 e 1985, foram identificados 141 tipos de arbovírus, a maioria desconhecida da ciência até aquele momento. Parece ser um recorde mundial para uma instituição de pesquisa.

O ensino híbrido sempre existiu, o nosso problema é outro

Na discussão do que será nosso futuro é importante não se deixar seduzir apenas pelas possibilidades do enxoval tecnológico e sim lembrar o que significa a universidade e que presencial e virtual não são a mesma coisa

Do antivacinismo aos sistemas bisonhos

Não me lembro se cheguei a aprender na escola o que era afinal a Varíola, que a pistola possibilitou a vacinação em massa na época, ou quem era Edward Jenner (1749-1823), o cara que inventou a vacina em 1796. Pouco depois dessas lembranças, do final da década de 1960 e começo da seguinte, a Varíola foi erradicada no nosso planeta.

Pequenas histórias de vírus, cientistas e ciência

Mais um capitulo de cientistas pouco celebrados, que descobriram novos e minúsculos patógenos, deixando seu legado para a luta contra o novo coronavírus em 2020.

Do acesso aberto à ciência à caixa de Pandora

A disputa por publicação de pesquisas em revistas científicas está no epicentro dos debates da pandemia. A estratégia de desorientação política pela recomendação da cloroquina para tratamento de covid-19 levou a imprensa a confundir alhos com bugalhos.

Febre amarela: incrível história do primeiro vírus humano identificado

Num mundo em que se acreditava em fluídos atmosféricos como causa de doenças, um cubano testou picadas de mosquito em humanos para saber se a febre amarela era causada por um vírus

COVID-19: os dados em vez das opiniões

Posicionamentos contra o isolamento acontecem em outros países, mas aqui transformou-se em paroxismo, sempre ancorado em opiniões desinformadas, deliberadamente ou não.