A Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, autorizou o repasse de R$ 22,47 milhões para o reparo de prejuízos causados pelas chuvas em dez municípios de seis estados. A autorização está na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União.
As chuvas que atingiram nos últimos dias os mananciais que formam o Sistema Cantareira não foram suficientes para elevar o volume de água armazenado na represa, que caiu nesta quinta-feira (27) para 9,1% da capacidade.
Com as chuvas de terça-feira (25), para quarta-feira (26), quatro dos seis reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo tiveram elevação em seus níveis. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), no Sistema Guarapiranga ontem havia 31,9% da capacidade que depois dos 69,6 milímetros (mm) de chuva passou para 33,4%. A média pluviométrica histórica no Guarapiranga é 124 mm e no mês de novembro chegou a 104,5%.
Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de 15 cidades brasileiras por conta de seca, estiagem, chuvas, granizos e vendaval.
O governo federal autorizou nesta terça-feira (22) o repasse de R$ 11.104.076 para execução de ações de defesa civil no Rio Grande do Sul, em resposta às fortes chuvas e inundações que atingiram o estado no último mês e deixaram quase 22 mil pessoas desalojadas e desabrigadas.
As condições favoráveis na Região Sul – onde vem sendo observadas alterações acima das médias históricas nas bacias dos Rios Iguaçu e Jacuí e acima das médias dos Rios Paranapanema e Paraná – levam a melhora nas áreas de suprimento de energia do Sistema Elétrico Nacional e afastam ainda mais o risco de falta de energia elétrica no país – apesar das condições hidroelétricas desfavoráveis que vem se verificando nos subsistemas Nordeste,Sudeste e Centro-Oeste, em razão da falta de chuva.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que 2.950 pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas em razão das fortes chuvas que atingem o estado desde o final de junho. Destas, 558 estão em abrigos municipais e 2.392 estão em casas de parentes e vizinhos.
Após sobrevoo às áreas atingidas do municípios de Uruguaiana (RS), em reunião de coordenação sobre as enchentes na região, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o governo federal se prontificará para todas as medidas na reconstrução e recomposição das condições nas cidades atingidas.
Neste sábado (18), a presidenta Dilma Rousseff sobrevoa o município de Uruguaiana (RS) atingido por chuvas intensas no começo deste mês. Ela parte de helicóptero da própria cidade onde cerca de 150 pessoas ainda estão desabrigadas. Depois se reúne com autoridades da região de Fronteira Oeste para discutir novas medidas para diminuir os transtornos causados pelos temporais e pela cheia do Rio Uruguai.
A presidenta Dilma Rousseff embarcou no final da tarde desta sexta-feira (18) para Porto Alegre, e sábado (19) cedo participará de sobrevoo nas áreas alagadas do município de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
O número de municípios afetados pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 167 nesta quarta-feira (16), segundo relatório divulgado pela Defesa Civil do estado. Dos 143 municípios que declararam situação de emergência no estado, incluindo dois em estado de calamidade, 134 encaminharam documentação para elaboração de um relatório com o detalhamento da situação do município e a solicitação de recursos ao governo federal.
Subiu para 145 o número de municípios atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul, dos quais 121 estão em situação de emergência. Iraí e Barra do Guarita decretaram estado de calamidade pública. Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado hoje (8), 20.436 pessoas continuam fora de casa devido a enxurradas e alagamentos. Desse total, 18.668 estão desalojadas e foram para as casas de parentes e amigos e 1.768 estão em abrigos públicos.