Após encontro, governadores decidem pedir revogação da lei do ICMS. Os chefes dos Executivos locais informaram que pretendem criar uma comissão para tratar do tema com Gilmar Mendes, do STF.
Com a presença de sete governadores e dois vice-governadores, a reunião do Consórcio dos Estados do Nordeste aprovou nesta segunda-feira (29), em Salvador, uma série de ações conjuntas com foco no desenvolvimento econômico da região e do país.
A foto ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi postada no Twitter uma semana antes do desembarque na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018. O calendário permaneceu agitado com a informação pública sobre o encontro com seu maior adversário político, outro ex-presidente da República, José Sarney.
Por Malu Delgado
Um grupo multipartidário de 11 deputados e senadores protocolou, nesta quinta-feira (25), representação no Ministério Público Federal para que sejam apurados os crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) após ele citar os governadores do Nordestes como ‘paraíbas’ na última sexta-feira (19).
Por Nathalia Bignon
Ao se referir a nordestinos como “paraíbas”, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) adotou uma postura preconceituosa e passível de punição pela lei. É o que apontam linguistas e advogados ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo. A origem do termo está intrinsecamente relacionada à intensificação dos fluxos migratórios de nordestinos para o Sudeste a partir dos anos 1960, especialmente de baianos a São Paulo e paraibanos ao Rio de Janeiro.
Cresci no subúrbio de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro, ouvindo que: “O sertanejo antes de tudo é um forte”. Frase essa, que mais tarde na minha escola primária fui saber: pertencia a obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.
Por Hélio de Mattos*
Do festival de absurdos que o presidente Jair Bolsonaro tem protagonizado, o que talvez tenha causado mais indignação nacional é a sua fala preconceituosa e racista contra o Nordeste. Ela é a um só tempo discriminatória, uma afronta à Constituição que determina enfaticamente a integridade nacional e uma ofensa aos estudiosos que desenvolveram a compreensão de que aquela parte do Brasil tem sido historicamente injustiçada sobretudo por razões econômicas.
A cantora Alcione, conhecida por sua forte ligação com seu Maranhão natal, reagiu com veemência à agressão de Jair Bolsonaro contra os nordestinos, por eles tratados pejorativamente como “paraíbas”. Alcione, vestida com a bandeira maranhense, divulgou vídeo nas redes sociais afirmando que para ser respeitado, o presidente precisa se dar respeito e que ele precisa respeitar os nordestinos e o povo brasileiro como um todo.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), divulgou no seu twitter, nesta sexta-feira (19), uma carta assinada pelos governadores do Nordeste em que expressam espanto e indignação com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). O texto é uma resposta à afirmação do presidente em desrespeito a aos governadores da região e de que um deles _ do Maranhão ou Paraíba – é “o pior de todos”.
Os governadores do Nordeste divulgaram, na manhã deste domingo (30), uma carta sobre os diálogos entre membros do Judiciário e do Ministério Público, publicados pelo site The Intercept Brasil e outros veículos de comunicação. No documento, eles cobram “a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência”.
Maranhão e Ceará, governados por opositores de Bolsonaro, deixam de receber 45 milhões de dólares em financiamento a pequenos agricultores.
Por Marcelo Menna Barreto – Extra Classe