TRE tenta impedir convenção do PCdoB no Rio de Janeiro

A campanha eleitoral ainda não começou pra valer, mas a baixaria promovida pelos fiscais do TRE na convenção eleitoral do PCdoB-RJ, nesta quinta-feira (26), mostrou o que está por vir. Dezenas de agentes do TRE – coisa que nunca se viu em outros lugares – foram ao local para impedir a manifestação do partido, que definiu a coligação com o PT, PV e o PSB.

Por Marcos Pereira*

dia

Para quem não estava lá e leu pelos jornais online na mesma noite recebeu as seguintes notícias: ‘Ato em favor de Lindberg Farias tem pancadaria na Baixada Fluminense’ (O Dia); ‘Começa com confusão lançamento da chapa de Lindberg ao governo’ (O Globo). Ou seja, ao invés de destacar o grandioso ato, ambas as matérias preferiram destacar a tal “pancadaria” ou “confusão”.

Mas vamos ao que realmente aconteceu. A convenção do PCdoB começou tranquilamente na parte da tarde. No começo da noite, antes do ato político, chegaram dezenas de agentes do TRE com a decisão de uma juíza suspendendo a convenção. Os fiscais do TRE chegaram a tentar impedir que as pessoas descessem dos ônibus sem apresentar a credencial de filiado ao partido. Tal situação provocou uma forte vaia dos militantes partidários, que acusavam a ação da juíza como ditadura e golpe.

Em sua rede social, Lindberg classificou como “lamentável a ação do TRE-RJ que, com truculência, tentou impedir a entrada de militantes e simpatizantes dos partidos na Convenção do PCdoB. (…) Dezenas de fiscais, que chegaram em um ônibus, barraram a entrada e pediam comprovante de filiação para os convidados do evento. (…) Houve violência policial e uso de gás de pimenta em um ambiente com crianças e idosos. O ato foi realizado sob forte tensão, com ameaças de corte de eletricidade para desligar o som. Nós não tememos o jogo sujo e a truculência”.

Ainda na rede social do candidato do PT, uma foto (autor: Antonio Pinheiro) mostra quem teria jogado o spray de pimenta, escoltado pela polícia, e que seria também fiscal do TRE. O que essa pessoa fazia com esse spray naquele local? Por que a polícia o escoltou ao invés de prendê-lo? Se for um fiscal, esse é um instrumento de trabalho dele?

No Dia online, a matéria chega a dizer que o “TRE afirma ainda que os fiscais foram hostilizados e impedidos de entrar na casa de shows pela multidão, que iniciou um quebra-quebra com lançamento de gás de pimenta e tumulto generalizado”. Ora, não houve qualquer quebra-quebra e ainda deixa a entender que a multidão promoveu o lançamento do gás de pimenta. Nada mais distorcido e irreal do que isso.

Em nota, o TRE ameaça processar a deputada federal Jandira Feghali, inclusive com ameaças de prisão. A parlamentar, que conduziu a convenção, afirmou que “nós podíamos ter uma atitude burocrática, mas não, nós peitamos na política porque não há base legal nenhuma para o que o TRE está fazendo”.

Por fim, no mesmo dia e horário aconteceu a convenção que reuniu o governador Pezão e seus aliados. Não há registro de presença de fiscais do TRE.

*Marcos Pereira é jornalista, membro da Direção Estadual do PCdoB-RJ, membro da Comissão Estadual de Comunicação