Quarta-feira de atos pelo Brasil fortalece movimento Lula Livre

O acampamento Lula Livre em Curitiba tem sido um espaço de demonstrações de solidariedade que se opõem à violência policial do sábado (7) e às provocações dos movimentos de direita. O espírito de resistência pela liberdade do presidente Lula, preso político na cidade, se espalhou nesta quarta-feira (11) nos atos que pipocaram no Brasil desde as primeiras horas da manhã. Os protestos prosseguem nesta noite.

Por Railídia Carvalho

Trabalhadores rurais de Capim grosso na Bahia ato Lula Livre 11 de abril de 2018 - Mídia Ninja/MST

A ocupação popular solidária a Lula em frente à sede da Polícia Federal na capital paranaense inspirou ocupações em Fortaleza e Brasília. A primeira em frente à Justiça Federal e a segunda no gramado do Teatro Nacional. Trabalhadores rurais bloquearam rodovias, marcharam em diversas cidades entre elas Jacobina, Salvador e Capim Grosso, na Bahia, Junqueiro (AL), Picos (PI) e no interior do Pará. Em Minas Gerais, além dos atos de rua, a militância criou uma central de cartas para Lula onde uma equipe ajuda quem quiser a escrever cartas para o ex-presidente.

Maria Kazé, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), afirmou no ato de Picos que a força do povo nas ruas é o que vai tirar Lula da cadeia. Os trabalhadores protestaram em frente ao prédio da Polícia Federal. “Estamos no prédio da justiça federal para trazer indignação e repúdio à posição do STF e a decisão de prender Lula. Essa postura de queimar a Constituição colocando um inocente na cadeia demonstra a consolidação do golpe e que qualquer cidadão que não cometeu crime nenhum poderá agora ir para a cadeia.”

A ofensiva contra as denúncias da prisão de Lula prosseguem. Integrantes do Sindicato dos Delegados Federais querem transferir o ex-presidente argumentando riscos à população do entorno. “O tema dos moradores está sendo usado com má-fé, por pessoas e grupos que querem desviar o tema central, que é o arbítrio da prisão política de Lula”, respondeu em nota ao coordenação do acampamento livre em Curitiba. “Seguimos em resistência e estaremos onde se mantiver a condenação injusta.” A nota também reafirma a boa relação com os moradores e o respeito aos acordos coletivos de silêncio e recolhimento do lixo e limpeza geral.

Confira algumas imagens dos atos na manhã de quarta-feira pelo Brasil:

São Paulo

Rio de Janeiro

Belo Horizonte – Central de Cartas para Lula

Salvador (BA)

Belo Horizonte (MG)


Acampamento Livre em Curitiba (PR)

Maceió (AL)

Pará

Picos (PI)


Curitiba (PR)

Jacobina (BA)


Fortaleza