Sem categoria

Incêndio atrapalha festa de homologação de terra indígena em Roraima

Um incêndio destruiu parcialmente ontem de madrugada a ponte que dá acesso à aldeia Maturuca, na terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Polícia Federal acredita que o incêndio tenha sido criminoso, pois ocorreu em meio à festa para comemorar a

Estavam na aldeia, a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista, os presidentes da Funai, Mércio Pereira Gomes, e do Incra, Rolf Hackbart, além do assessor especial da presidência da República Cezar Alvarez. Segundo a Agência Brasil, pelo menos 3.500 pessoas participavam da festa.

A ponte de madeira atravessa o Rio Urucuri e leva até a aldeia. De acordo com a PF, o incêndio ocorreu por volta das 4h e ninguém ficou ferido. Ontem de manhã, após o incêndio, a PF enviou 65 policiais à aldeia para garantir a segurança da festa e fazer a perícia na ponte.

Mércio, Rolf e Alvarez chegaram à aldeia em aviões da Funai. A previsão era de que os três deixassem o local ontem mesmo. O chefe de gabinete da Funai, Roberto Lustosa, lamentou o incidente.

— É preocupante porque desafia a autoridade do Estado — disse Lustosa.

Segundo ele, uma caminhonete Toyota e um pequeno caminhão-tanque foram vistos na região. A suspeita é que o caminhão transportasse o combustível usado para incendiar a ponte. Lustosa disse ainda que outra ponte de pequeno porte também foi atingida. Ele afirmou que, sem a ponte, caminhões e ônibus estariam impedidos de deixar a aldeia.

As festividades começaram anteontem e vão até o fim do mês. Com 1,7 milhão de hectares e uma população de cerca de 15 mil índios, a Raposa Serra do Sol divide opiniões em Roraima. De um lado, o governo federal e boa parte da população indígena eram favoráveis à criação da reserva. De outro, arrozeiros e outros grupos indígenas eram contrários.

Fonte: O Globo