Alarme dispara e cosmonautas suspendem experiências na EEI
William McArthur e Jeffrey Williams, os dois tripulantes americanos da Estação Espacial Internacional (EEI), tiveram de suspender hoje uma experiência após soar um alarme a bordo da estação. McArthur e Williams deveriam dormir no módulo Quest da EEI com u
Publicado 04/04/2006 17:14
Dois dos atuais cinco tripulantes da Estação Espacial Internacional (EEI), os americanos William McArthur e Jeffrey Williams, tiveram que suspender hoje um experimento após soar um alarme a bordo, informou um representante da Nasa na Rússia.
McArthur e Williams deveriam dormir no módulo Quest da EEI com uma pressão inferior à do resto da estação, mas acordaram depois que o alarme de um sensor foi ativado duas vezes, disse à agência "Itar-Tass" o porta-voz da Nasa na Rússia, Rob Navias.
Por causa deste incidente, a Nasa decidiu suspender o experimento e ordenou que se aumentasse a pressão no interior do módulo para que os astronautas pudessem continuar dormindo, explicou Navias.
McArthur e Williams passaram várias horas isolados de seus colegas: o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, e os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Valeri Tókarev.
Os dois astronautas estão "perfeitamente bem" e a câmara pressurizada (o módulo Quest) "funciona normalmente", ressaltou Navias.
O experimento tinha como objetivo testar um novo método de preparação de cosmonautas para passeios espaciais, que são realizados com a ajuda de trajes com pressão reduzida.
"Para que os cosmonautas possam trabalhar fora da plataforma orbital entre 4 e 6 horas precisam de vários dias de preparação", durante os quais o organismo recebe mais oxigênio, em substituição do nitrogênio, explicou na segunda-feira Serguei Puzanov, analista russo da Nasa.
O experimento no módulo Quest tinha como objetivo verificar a reação dos cosmonautas durante o sono em condições de pressão reduzida, a fim de encurtar os prazos de adaptação para os passeios espaciais, assinalou Puzanov.
Marcos Pontes, Vinogradov e Williams viajaram para a estação no dia 30 a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, como integrantes da expedição permanente à ISS número 13.
Os cosmonautas russo e americano cumprirão uma missão de seis meses na estação espacial. Pontes voltará à Terra no próximo domingo, junto com os membros da missão EEI-12, formada por Tokarev e McArthur, que estão na estação desde outubro de 2005.
Com informações da EFE