Prodi promete retirar tropas do Iraque após eleição

Debate entre candidatos na Itália, Romano Prodi e Silvio Berlusconi, deixa magnata da mídia irritado. Enquanto Prodi promete retirar as tropas do Iraque, Berlusconi promete cortar imposto.

O segundo e último debate realizado pela televisão italiana para as eleições parlamentares de 9 e 10 de abril, entre os candidatos Silvio Berlusconi, atual primeiro-ministro e Romano Prodi, candidato da coalizão de centro-esquerda, acabou em troca de insultos. Berlusconi deixou o debate visivelmente irritado, enquanto Prodi se continha, conseguindo que o magnata da mídia na Itália se mostrasse ao espectador extremamente irritado.

No último minuto do duelo, Berlusconi tratou de ganhar o apoio dos eleitores com a promessa de eliminar o imposto sobre bens imóveis e recriminou a "esquerda por querer reimplantar o imposto sobre a herança", cancelado pelo dirigente direitista da Casa das Liberdades e fundador do partido Forza Italia.

Berlusconi colocou em dúvida a habilidade de Prodi para persuadir sua coalizão de partidos a aceitar propostas fiscais complexas.

Prodi reagiu acusando o governo de fracasso no controle dos gastos públicos nos últimos cinco anos Prodi disse ainda que, se eleito, vai tirar as tropas italianas do Iraque assim que possível. Berlusconi prometeu completar sua retirada até o final deste ano.

O debate entre os dois principais candidatos parlamentares começou a tomar um tom brusco quando Prodi, ex-presidente da Comissão Européia (1999 – 2004), assinalou que "Berlusconi fala do futuro, mas o que ele fez nos últimos cinco anos?".

Economista formado no Reino Unido, Prodi citou então uma série de números negativos produzidos pela administração pública e criticou o pequenino desenvolvimento da economia no último ano — quando o PIB não superou 1,3% de crescimento.

Incomodado com a exposição dos fracassos da economia italiana, Berlusconi interrompeu as explicações de Prodi, que não se conteve e questionou o chefe de governo por ter tolerado e justificado a evasão fiscal, o que custou aos cofres do país mais de uma dezena de milhões de euros.

Na metade de sua argumentação, Prodi parafraseou o dramaturgo inglês George Bernard Shaw, dizendo que Berlusconi se agarra a um poste de luz "como os bêbados, não para iluminar-se, mas para se sustentar".

Irritado, Berlusconi interrompeu Prodi e exigiu "respeito para o presidente do Conselho de Ministros". O chefe de governo definiu Prodi como um "idiota útil" da esquerda italiana.

Com o debate terminado, os candidatos não se cumprimentaram na saída. Tampouco a rede de televisão fez entrevistas ou pesquisa ao vivo para determinar que teria saído vitotiroso do debatoe.

As urnas na Itália serão abertas no dia 9 de abril e serão fechadas no dia seguinte. A coalizão de centro-esquerda conta com uma vantagem de 3 a 5 pontos percentuais sobre a coalizão de direita, mas oa analistas polítikos americanos esperam uma batalha eleitoral cerrada, especialmente porque 30% dos eleitores ainda estão indecisos.

Com agências internacionais