Sem categoria

Dieese cria site para trabalhador comparar salário

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese) criou o site meusalario.org.br para que o trabalhador brasileiro possa comparar seu salário com a média internacional, como já ocorre em outros países. O programa, que é coorden

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese) criou o site meusalario.org.br para que o trabalhador brasileiro possa comparar seu salário com a média internacional, como já ocorre em outros países. O programa, que é coordenado pela Fundação Wage Indicator, de Amsterdã, já existe no mercado internacional e foi iniciado pela Holanda em 2000. No Brasil, o site está disponível em fase experimental. O projeto no país será financiado pela fundação. "Depois deste período o programa será auto-sustentado", afirmou a diretora da fundação, Paulien Osse.

 

A entidade já investiu R$ 4 milhões ao longo dos últimos cinco anos de existência do projeto, hoje presente em dez países da Europa, além da África do Sul, Coréia do Sul, Estados Unidos, Hungria e Índia e agora no Brasil. Os recursos são financiados por sindicatos, Ministério do Trabalho e chancelarias internacionais que estão envolvidas em exportações de produtos. O projeto "Meu Salário" é um conjunto de websites internacionais, mantidos e alimentados por entidades sindicais, universidades e institutos de pesquisa.

 

O presidente do Dieese, Clemente Granz Lúcio, afirmou que foram cinco meses para concretizar o programa no país. Segundo ele, a base de dados do site no Brasil é de 2004, com números atualizados. O banco de dados será abastecido com informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho. Paulien declarou que o site oferece informações importantes a sindicatos e trabalhadores e pode ajudar nas negociações salariais com empresas internacionais. "As experiências mostram que os sindicatos holandeses estão aumentando a filiação", afirmou.

Com agências