Indústria fecha trimestre com forte alta

A indústria acelerou o ritmo de produção em março e vai encerrar o primeiro trimestre com resultados, em muitos setores, superiores aos previstos no começo do ano. Em 2006 — ao contrário dos dois últimos anos — é a demanda interna que está aquecendo os ne

A indústria acelerou o ritmo de produção em março e vai encerrar o primeiro trimestre com resultados, em muitos setores, superiores aos previstos no começo do ano. Em 2006 — ao contrário dos dois últimos anos — é a demanda interna que está aquecendo os negócios. Diferentes segmentos relatam altas próximas a 10% no volume comercializado de janeiro a março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O setor petroquímico registrou aumento superior a 10% no volume de venda de resinas plásticas para o mercado doméstico no primeiro trimestre do ano em relação ao último trimestre de 2005. O Sistema Usiminas (Usiminas e Cosipa) vendeu no primeiro trimestre do ano, nos mercados interno e externo, 1,9 milhão de toneladas de aço plano, um crescimento de 11% na comparação com igual período de 2005.

 

Apenas em março, o volume comercializado somou 750 mil toneladas, 8% acima do ocorrido em março de 2005. O setor automotivo vem respondendo por grande parte da demanda por aço nesses três primeiros meses. Com a redução dos estoques de aço, que segundo o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA) já estão quase normalizados em 2,1 meses de vendas, a expectativa é de um incremento mais forte das vendas no segundo trimestre. As vendas de produtos siderúrgicos planos pela rede de distribuição cresceram entre 8% e 9% no primeiro trimestre na comparação com igual período do ano passado. Em março, as vendas da rede, que funciona como um canal de abastecimento para os consumidores, aumentaram entre 20% e 22% na comparação com fevereiro.

 

Setor eletroeletrônico

 

O primeiro trimestre também foi positivo para a Indústria São Roberto, que produz papelão ondulado. Depois de patinar em janeiro, a expedição do produto aumentou nos dois meses seguintes. Os números de março, ainda preliminares, mostraram crescimento de 3% a 4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isso, a expansão no primeiro trimestre ficou próxima de 6%, na comparação com janeiro a março de 2005. No ano passado, a expedição de papelão ondulado da empresa cresceu só 2,1%. A São Roberto não tem estoque de produtos acabados, apenas de matérias-primas, e ele deve estar ajustado no fim do mês.

 

O setor eletroeletrônico apresentou resultados vigorosos no primeiro trimestre. A produção física, estima Maurício Loureiro, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), cresceu 12%. O faturamento das empresas da Zona Franca de Manaus, por sua vez, subiu nada menos do que 35% em janeiro, 15% em fevereiro e deve repetir o resultado deste mês em março."E muitos magazines já estão fazendo grandes pedidos para o Dia das Mães e dos Namorados. Sem falar na Copa do Mundo", diz Loureiro. A expectativa é a de que nessas duas datas comemorativas o desempenho deste ano supere o de 2005. "A demanda por celulares continua muito forte. Além disso, com a melhora do poder aquisitivo dos brasileiros, o pólo fabricante de motos também tem crescido", afirma. Segundo ele, março já sinalizou que o ano será melhor.

 

As informações são do
jornal
Valor Econômico