Sem categoria

Lula defende na Bahia mais investimentos no Norte e Nordeste

Ao visitar uma fábrica de automóveis da Ford em Camaçari (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (5) que é preciso investir no desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. “O Brasil precisa ser um país equânime”, argumentou Lula.

"Eu muitas vezes sou muito criticado na região sul e sudeste porque dizem que eu olho muito para o Nordeste. E a minha tese é que o Brasil precisa ser um país equânime, todas as regiões têm que ter a mesma oportunidade e, portanto, todas têm que ter o direito de se desenvolver", disse o presidente.

Segundo Lula, essa mudança é importante para que os estados nordestinos e nortistas conquistem mais autonomia, assim como ocorre no Sul e no Sudeste em decorrência da concentração os investimentos durante décadas nestas duas regiões.

"Melhoria aqui vai melhorar o país"

"O que nós temos é trabalhar para garantir que o Brasil dê uma oportunidade a si mesmo para que o Brasil não tenha retrocesso, para que o Brasil possa ter muito mais fábricas, muito mais desenvolvimento no Nordeste porque se tiver melhoria aqui vai melhorar o país inteiro."

A presença de grandes empresas no Nordeste, segundo o presidente, é um fator importante para o desenvolvimento regional. Falando para uma platéia com idade média de 24 anos, Lula ressaltou que a confiança da Ford na qualidade da mão-de-obra local contribui de forma decisiva para a maior capacitação profissional.

Para ampliar a indústria automobilística do país, Lula disse que é necessário "apostar numa forte engenharia nacional" para o setor. Ele acrescentou que esse investimento também precisa ser feito pelo setor público.

"Eu sou do tempo que até uma máquina de segunda mão a gente importava para poder modernizar a indústria automobilística no ABC paulista. Hoje, nós já temos carros que são pensados, projetados e fabricados no Brasil por engenheiros brasileiros."

Fonte: Agência Brasil