Manifestação pede votação de projeto que regulamenta verbas da Saúde

Cerca de 250 representantes de entidades de saúde participaram de uma manifestação da Frente Parlamentar da Saúde, da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (5), para reivindicar a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 1/03, do deputado Roberto G

Após o ato, os manifestantes foram recebidos pelo presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que assumiu o compromisso de votar o projeto na próxima terça-feira. A vice-presidente da frente, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), destacou que tem confiança de que o projeto seja aprovado em plenário. Jandira lembrou que todos os líderes partidários já manifestaram seu apoio ao projeto.

O presidente do Conselho de Saúde de Minas Gerais, Geraldo Heleno Lopes, reclamou que, com a falta de regulamentação da emenda, os estados estão aplicando em outras áreas as verbas que deveriam ser destinadas para a Saúde. "Os estados afirmam que limpeza de praia e coleta de lixo são verbas para a saúde", exemplificou. O PLP 1/03 explica exatamente quais ações e programas podem ser considerados como da Saúde.

O presidente da frente parlamentar, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), lembrou que a proposta já foi aprovada por unanimidade em todas as comissões. Falta ainda a votação em plenário, que depende da entrada na pauta, trancada por medidas provisórias.

Na opinião de Guerra, a votação do projeto é impedida pela oposição da área econômica do governo. "A população necessita da regulamentação da emenda. Espero que a base do governo e o presidente da Câmara se sensibilizem com o ato e percebam isso."

De Brasília

Gustavo Alves

Com informações da Agência Câmara