Sem categoria

Quintanilha pede providência para evitar doença que causa cegueira

O senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO) manifestou preocupação com uma doença de origem desconhecida que está atingindo a população do norte do estado do Tocantins e do sul do Pará, podendo causar cegueira. O parlamentar cobrou atitude do presidente da Fu

O senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO) manifestou preocupação com uma doença de origem desconhecida que afeta os olhos das pessoas, podendo causar cegueira, e que está atingindo a população do norte do estado do Tocantins e do sul do estado do Pará. O parlamentar cobrou atitude do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa, que prometeu a criação de uma força-tarefa para identificar as causas da doença.

Para o senador, a criação da força-tarefa, com técnicos qualificados e equipamentos necessários para a realização de pesquisa, é fundamental, criticando os trâmites burocráticos do Ministério da Saúde.

Quintanilha acrescentou que a doença afeta as atividades econômicas da região, em especial o turismo nas praias do Rio Araguaia, pois afugenta os turistas.

O senador ressaltou o empenho do oftalmologista Marcos Ávila, chefe do departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás, na busca de uma solução. Segundo o senador, técnicos de outras regiões, como da Universidade Federal de Minas Gerais, estariam tentando identificar a origem da doença.

Obra paralisada

Quintanilha reclamou ainda da interrupção das obras que estavam sendo feitas no trecho da rodovia BR-230, na divisa dos estados do Pará e Tocantins, dizendo que a empresa vencedora da licitação, além de suspender a obra, estaria retirando material destinado aos reparos e desviando-o para outro fim. A paralisação da obra, disse o senador, também compromete a economia da região.

Com Agência Senado