Sem categoria

Depois de sete anos, governo Chávez mantém boa avaliação

Depois de sete anos no poder, a administração do presidente Hugo Chávez continua gozando das preferências dos venezuelanos, de acordo com os resultados de um levantamento de opinião pública realizado pelo Instituto Venezuelano d

Para 83,1 % das pessoas, o desempenho do presidente é avaliado em termos favoráveis da seguinte maneira: 22,9 % o qualifica de regular para bom; 41,8 % considera bom; e 18,4 % assinala que é excelente.

De acordo com o levantamento realizado entre 14 e 17 de março, com 1.200 pessoas de Caracas, mais nove capitais de estado e outras cidades menores, apenas 5,7 % das pessoas estimam que o desempenho de Chávez à frente da presidência vai de regular a mau, 5,5 % crêem que é mau e 4,6 % qualificam de modo irrevogável de péssimo. A alta pontuação atribuída à gestão de Chávez contrasta, entretanto, com a visão generalizada de que na Venezuela há nesse momento muita corrupção (72,6 %) e a percepção majoritária de que o governo faz pouco e nenhum esforço para combater esse flagelo, opinião partilhada por 53,5 %.

Em contraposição a alta avaliação do presidente Chávez, a oposição venezuelana surge sem nenhuma figura estelar que assuma sua liderança e a militância dos cinco principais partidos que se opõem ao governo não chega sequer à metade da que tem o Movimento Quinta República, principal partido de sustentação do governo.

Em matéria de pré-candidaturas da oposição – entre Manuel Rosales [atual governador do estado de Zulia e um dos dois – dentre os 22 – governadores eleitos pela oposição], Teodoro Petkoff [ex-guerrilheiro e dono do diário Tal Cual], Julio Borges [Primeiro Justiça], Henrique Salas Feo [Copei] e Henrique Salas Römer [Ação Democrática] -, a preferência dos eleitores da oposição recai em Julio Borges com 17,2 %. Contudo, para cada venezuelano que se pronuncia em favor de Borges, existem quase quatro que não sabem ou não respondem quem deveria ser o candidato único da oposição. Essa opção cobre 61,6 % dos entrevistados.

Da Redação
Colaborou Max Altman