Internautas reagem a declaração preconceituosa de FHC

O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, num ato falho, desaconselhou os brasileiros a colocar "pobre no poder". Durante entrevista gravada ontem ao Programa do Jô, da TV Globo, FHC, disse que "pobre, quando chega lá em

 

Parlamentares e internautas reagiram nesta quinta-feira às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no Programa do Jô, exibido pela Rede Globo. De acordo com o jornal O Globo, FHC teria dito: "Pobre quando chega lá em cima acha que é outra coisa". A assessoria do ex-presidente nega que ele tenha dito esta frase.

O deputado Carlos Abicalil (PT-MT) criticou o comentário de FHC. "Isso só revela um ódio de classe que o ex-presidente não conseguiu superar, mesmo tendo governado um país plural e de maioria pobre como o nosso, durante oito anos. O comentário dele é da mesma categoria daquele proferido pelo senador e presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen (SC)", afirmou Abicalil. No início do ano, o senador pefelista afirmou: "Vamos ficar livres dessa raça pelos próximos 30 anos!".

Para o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), as declarações do ex-presidente são "preconceituosas". "Esse setor, que quer retornar ao governo do Brasil, nutre um preconceito de classe pela população de baixa renda. E é contra esse preconceito, contra essa concepção de classe social que nos opomos", afirmou.

Os internautas brasileiros também reagiram às afirmações de FHC. O portal Terra abriu uma enquete sobre as declarações do ex-presidente, que conta já no início da tarde desta quinta-feira com mais de 1,1 mil acessos. Para o internauta que se identifica como Carlos, "Fernando Henrique demonstra toda sua inveja e revolta contra o presidente Lula". Outra usuária, identificada como Sônia, disse que seria "desesperador ter de volta PSDB e PFL no poder. Nunca fizeram nada pelo povo, pelo social e pelo país. Doaram nossas maiores empresas, ratearam as verbas dos órgãos públicos, atolaram o país no FMI. Fora hipócritas".

Um internauta identificado como Marcus classifica FHC como "um burguês que se diz exilado". "Vendeu a Vale do Rio Doce, e o país não viu a cor do dinheiro. Sociólogo? Não. Demagogo". Para a usuária Cristina Tavares, o ex-presidente é um "cara de pau". "FHC teve oito anos para fazer alguma coisa em prol do Brasil, e não fez droga nenhuma. Nem ele nem o partido dele".

As críticas à afirmação do ex-presidente não param por aí. Um internauta que se identifica como "Somos pobres, mas limpinhos" afirma que "os anos FHC não tiveram planejamento". "Não houve política industrial, social, trabalhista, previdenciária, política, tributária, de Justiça. FHC não considerou as potencialidades de um país de 170 milhões de habitantes".

Para o usuário André, "só um avestruz mesmo para enfiar a cara na terra e fingir que nada aconteceu durante a era FHC". "Chega de permitir a destruição da Nação. Com Lula, o país cresceu o dobro que cresceu durante a era FHC. Somos o terceiro maior gerador absoluto de empregos no mundo e o maior relativo. A miséria recuou em quase 4 milhões de habitantes, e 10 milhões de famílias são assistidas por programas sociais transparentes".

Fonte: Informes PT