MST participa da Teia Cultural em São Paulo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) participa com uma delegação de 250 militantes-artistas da Teia Cultural, atividade organizada pelo Ministério da Cultura para reunir representantes da cultura popular para mostrar manifestações artístic

Cerca de 80 mil pessoas devem participar das atividades. Os sem-terra vão fazer apresentações de teatro, dança e música, criadas por trabalhadores rurais que vieram de 10 estados das regiões amazônica, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul para participar da atividade.

 

"A criação e circulação da produção cultural e simbólica de milhares de trabalhadores rurais apresenta uma dimensão pouco conhecida do MST: uma cultura constituída na luta pela terra e contra o modelo imposto aos camponeses", diz Douglas Estevam, integrante do Coletivo Nacional da Cultura do movimento. Para ele, o encontro será um importante espaço de troca de experiências de diversos grupos sociais marginalizados pela lógica de mercado e da indústria cultural.

 

O MST promove também debates sobre cultura popular, a relação de arte e política e a necessidade da democratização do acesso e criação de bens culturais, a apresentação de fotos de Sebastião Salgado e painéis do movimento. Além disso, os militantes-artistas do movimento vão participar de discussões de outras entidades. No pavilhão do parque, 7 estandes do movimento vão expor os trabalhos de produção de alimentos, educação fundamental e superior, comunicação, edição de livros, saúde preventiva e cultura.

 

Pontos de CulturaTeia — A Rede de Cultura do Brasil pretende incorporar as manifestações culturais realizadas dentro do projeto Pontos de Cultura, que faz parte do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, desenvolvido desde 2003 para preservar e incentivar expressões da cultura brasileira. Depois da primeira etapa, o ministério firmou convênios com 445 entidades da sociedade civil.

 

Os trabalhadores e as trabalhadoras do MST têm atividades em 16 pontos, em dez Estados. "O projeto tem contribuído para o avanço de nossas ações na frente cultural, porque possibilita que os espaços se tornem centros de produção de bens culturais e de valorização da cultura camponesa", afirma Evelaine Martins, integrante do Coletivo Nacional da Cultura do MST.

 

Confira as atividades do MST na Teia:

 

06/04
10h às 12h – Mostra de Teatro do MST: Paga Zé/RS – Contraponto/DF – História do Brasil/MS – Por estes Santos Latifúndios/SP
14h30 – Participação de integrante do MST em duas mesas com a participação de Sergio Mamberti e Francisco Alambert
Evelaine Martins, do MST, discute Organização Social e Produção da Cultura
Local dos debates: Sesc Vila Mariana
16h às 18h – Tarde da Reforma Agrária do MST – Apresentações musicais e danças populares (pavilhão 3)

 

07/04
10h às 12h – Exibição do documentárioSemeadores da Imagem.
Mesa de Debates: Democratização do acesso à Cultura e à Comunicação
19h30 às 22h – Apresentação Teatral: Peça “Posseiros e Fazendeiros”, do MST/SP
Mesa de debates: Cultura e política em perspectiva histórica: 1960 aos dias atuais.

 

08/04
10h às 12h – Exibição do documentário “Arquitetos da Violência”.
Mesa de Debates: Direitos Humanos e Violência no Campo