García tem pouco mais de um ponto de vantagem sobre Flores
O ex-presidente peruano Alan García tem mais de um ponto percentual de vantagem sobre a conservadora Lourdes Flores na disputa pela vaga no segundo turno das eleições presidenciais no Peru, após a apuração de 83,87% dos v
Publicado 11/04/2006 16:08
O único que tem vaga certa no segundo turno assegurada é o nacionalista Ollanta Humala, que venceu o pleito de domingo com 30,82% dos votos, segundo informou o Escritório Nacional de Processos Eleitoral (Onpe, sigla em espanhol).
O Onpe atribui a García 24,71% dos votos válidos e a Flores 23,64%, faltando contabilizar pouco mais de 15% das cédulas. Estes números consolidam Humala no primeiro posto e aumentam o suspense sem precedentes na história eleitoral peruana.
Analistas alertaram hoje que se esta tendência continuar será preciso esperar a apuração de pelo menos 90% dos votos para determinar quem disputará o segundo turno eleitoral com o líder nacionalista.
A maioria dos votos que falta ser contabilizada pertence às urnas instaladas no exterior e nas áreas rurais mais afastadas, cujas atas ainda não chegaram a Lima.
Da Redação,