ANP e Ministério da Energia incluem áreas inéditas no leilão

O governo vai ofertar áreas inéditas de exploração e produção de petróleo na Oitava Rodada de Licitação. As bacias do Rio do Peixe, na Paraíba, e de Tucano, na Bahia, entrarão pela primeira vez no leilão de blocos exploratórios.

O Conselho Nacional de Política Energética aprovou a lista de áreas escolhidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A lista mostra que o governo quer incluir os estados da Paraíba, Piauí, Pernambuco e Tocantins na rota das petrolíferas – até então fora do mapa do petróleo.Além das novatas, a ANP resolveu incluir bacias que nunca atraíram investidores por falta de informações geológicas na ocasião da licitação.
É o caso da Bacia da Parnaíba, que foi a leilão na quarta Rodada de Petróleo. A falta de dados geológicos afugentou investidores. Para reverter a situação, a reguladora encomendou estudos elaborados a partir de sensores instalados em aeronaves. A tecnologia confirmou a existência de petróleo sob o solo do Piauí, Maranhão, e Tocantins. A Petrobras pesquisou a região na década de 60, antes de mirar nos campos marítimos de Campos.Localizada entre as duas maiores bacias do Nordeste, a bacia marítima Pernambuco-Paraíba, também estará na Oitava Rodada.
O governo já tentou atrair investimentos para a região ao ofertar um bloco na quarta Rodada de Licitações, em 2002.A bacia do Rio do Peixe, que abrange a parte terrestre da Paraíba, vai a leilão pela primeira vez. A bacia tem potencial para produzir 15 mil barris de óleo leve por dia. O CNPE aprovou 54 setores, localizados em 18 bacias sedimentares. A Oitava Rodada está prevista para acontecer nos dias 27, 28 e 29 de novembro. Bacias cobiçadas como a de Campos, Santos, Espírito Santo do Recôncavo também foram incluídas.

Com agências