BC anuncia que bancos terão ouvidorias

O Banco Central (BC) vai exigir dos bancos a implantação de ouvidorias. A informação foi dada pelo diretor de Fiscalização, Paulo Sérgio Cavalheiro. Segundo ele, o B C recebe muitas reclamações de clientes descontentes com o atendimento dado pelos bancos

No ano passado, o BC registrou 263.404 chamadas de clientes bancários, das quais 222.693 por telefone e 40.711 pessoais. O número total é 26,4% inferior ao de 2004. Dos registros de chamadas feitos no ano passado, 249.308 foram pedidos de informações; e o restante, reclamações. Como um primeiro passo, o BC vai estudar a experiência de outros órgãos reguladores que exigem ouvidoria, como a Susep das seguradoras. Para Cavalheiro, a ouvidoria é parte de uma política de “maior transparência” e “governança corporativa” do setor financeiro.
Na avaliação do diretor do BC, os bancos brasileiros se dividem em três grupos em relação ao estágio de desenvolvimento da governança corporativa. No primeiro grupo estão os maiores bancos privados, que têm estruturas de “governança corporativa” bem desenvolvidas, até porque muito deles têm capital aberto e isso é exigido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Há o grupo de bancos públicos federais, que "evoluíram muito nos últimos anos; e os bancos pequenos e médios, de controle familiar e pouco interesse em transparência.

A informação é do
jornal Valor Econômico