Sem categoria

Trabalhadores da Proservvi fazem greve em SP

Os funcionários da Proservvi decidiram interromper as atividades nesta segunda-feira (10/04), como forma de protestar diante das condições precárias de trabalho impostas pela direção da empresa. A categoria presta servi&c

Além de equiparação salarial e das condições de trabalho entre a Proservvi Empreendimentos e a Proservvi Bancos, reclama-se de atraso nos salários e no depósito do FGTS e do vale-transporte. A jornada chega a 12 horas diárias, sem pagamento de horas-extras. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região enviou na semana passada carta aos bancos, mas não houve tempo de esperar a resposta. “Os bancos são os grandes responsáveis por essas irregularidades, são eles que terceirizam atividades que são de sua obrigação. Queremos a contratação desses trabalhadores como bancários”, afirma Juvandia Moreira Leite, sercretária-geral do sindicato.

Apesar de prestarem serviços de natureza bancária — como o processamento dos envelopes do auto-atendimento e dos malotes das pessoas jurídicas, além da preparação dos cheques para compensação —, as condições de salário, benefícios e de jornada de trabalho oferecidas aos terceirizados são inferiores às dos bancários.

“Os bancos terceirizaram esses serviços, economizaram uma fortuna, colocaram em risco o sigilo bancário de seus clientes e expuseram milhares de trabalhadores a uma situação absurda. E eles não precisam disso, os lucros aumentam ano a ano”, destaca Juvandia. Na última sexta-feira, a direção da Proservvi ofereceu entre R$ 17 e R$ 20 para cada funcionário para que não houvesse paralisação das atividades, o que só fez desencadear o movimento.