Leste do Tchade é bombardeado por aviões franceses

Caças-bombardeiros franceses Mirage F1 atacaram hoje posições rebeldes no leste do Tchade, depois que guerrilheiros tentaram um golpe de estado durante a manhã, invadindo N'Djamena e sendo repelidos rapidamente pelo Exér

Aviões militares franceses bombardearam nesta quinta-feira algumas cidades da região leste do Tchade, em poder dos rebeldes, provocando um número indeterminado de vítimas civis, declarou à AFP o representante na França da Frente Unida para a Mudança (FUC), Laona Gong.

Acabamos de saber que desde esta manhã, na região leste do Tchade, o Exército francês intervém militarmente com aviões. Registramos nas cidades de Adré e de Moudeina (perto da fronteira com o Sudão) várias vítimas civis dos bombardeios franceses", afirmou Gong, que disse não ter dados exatos sobre as vítimas.

Gong lamentou o fato da França não respeitar a neutralidade e apoiar "cegamente" o regime do presidente Idriss Deby Itno.

O ministério francês da Defesa informou que um avião Mirage do país fez um disparo de advertência na manhã de quarta-feira ao leste de N'djamena, na região onde uma coluna de rebeldes chadianos se dirigia para a capital.

A França mantém 1.200 homens na antiga colônia, apoiados por seis caças Mirage F1.

Com agências internacionais