Cem trabalhadores demitidos por greve no Porto de Santos

Segundo o Sindicato das Agências de Navegação do Estado de São Paulo, apenas seis dos 29 funcionários da Anvisa estão trabalhando. Não há previsão de fim da paralisação.

A greve dos fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Porto de Santos, que dura dois meses, já provocou cerca de cem demissões no setor de transporte marítimo. 

Apenas seis dos 29 funcionários da Anvisa estão trabalhando. Desde o início da greve, os navios estão sendo liberados por meio de mandados de segurança.

Desde o início da greve, cerca de 60 navios alteraram suas rotas para evitar o porto paulista, passando antes por outros países, onde a liberação sanitária é mais rápida. Esses desvios geram custos com rebocadores e combustível, além dos gastos com navio parado, que podem chegar a US$ 90 mil por dia. Com isso, os prejuízos já somam aproximadamente US$ 120 milhões.

Segundo o presidente do sindicato, José Eduardo Lopes, ouvido pelo jornal Folha de S. Paulo, não há perspectiva de término da greve.

Da Redação,
Com agências