Economia da China cresce acima das expectativas

A economia da China cresceu 10,2% no primeiro trimestre de 2006 na comparação com o último trimestre do ano passado. Os dados mostram que a economia chinesa continua crescendo acima das estimativas.

A economia da China cresceu 10,2% no primeiro trimestre de 2006 na comparação com o último trimestre do ano passado. De acordo com dados oficiais divulgados nesta quinta-feira, entre janeiro e março, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês foi de US$ 540 bilhões.
Os dados mostram que a economia chinesa continua crescendo acima das estimativas. Pequim havia se comprometido a segurar o crescimento acelerado cortando investimentos no setor público. Mas os gastos com fábricas, rodovias e em outros setores cresceram 27% no período.
Pequim estima que a economia chinesa feche o ano com uma taxa de crescimento de 8%, uma redução significativa da expansão registrada no último ano, quando o PIB subiu 9,9%, diante da consciência de que o crescimento muito alto poderia aumentar a inflação e desestabilizar a economia
Recentemente, o presidente Hu Jintao expressou que o interesse do governo num crescimento rápido era melhorar a qualidade de vida da população pobre chinesa.
Com agências internacionais