5º Bienal da UNE no sul do Brasil

Os Governos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já se posicionaram claramente pela realização da 5º Bienal de Arte e Cultura da UNE no sul do Brasil. A proposta é realizar o evento em Florianópolis, Il

Durante o 11º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE, realizado entre os dias 13 e 16 de abril em Campinas/SP, os estudantes catarinenses, liderados pela União Catarinense dos Estudantes (UCE) levaram a UNE a proposta de realização da Bienal de Cultura no sul do país, no estado de Santa Catarina. Com muita organização e uma ampla mobilização, os estudantes já conquistaram o apoio de importantes instituições para a idéia.

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Lúcio Botelho, já colocou o Campus da Universidade a disposição da UNE para realizar o evento. O Governador do Paraná, Roberto Requião, colocou-se a disposição para auxiliar na realização do evento e destaca que o papel preponderante dos Estados do sul do país na formação cultural brasileira, com a integração das raízes da cultura popular com a herança imigrante são elementos que contribuem positivamente para a realização do evento no sul do país. Seu colega Germano Rigotto, Governador do Rio Grande do Sul, revela que quando recebeu a intenção dos estudantes em realizar a Bienal na região sul do Brasil, colocou-se prontamente a disposição para, em suas palavras: "transformar o espaço e o tempo da nossa terra em proveito desta iniciativa".

O Governador do Estado de Santa Catarina, possível anfitrião do evento, Luis Henrique da Silveira, em carta dirigida a UNE, manifestou o reconhecimento da importância da Bienal de Cultura, Arte e Ciência da UNE e encaminhou aos estudantes brasileiros e latino-americanos, através do presidente da UNE, Gustavo Petta, o convite oficial do Governo do Estado para que a mesma seja realizada em Santa Catarina.

Todas as manifestações públicas de intenções, movimentos estudantis e iniciativas colocam Santa Catarina em condições reais de realizar a 5º Bienal de Cultura e Arte da UNE, e revelam a justeza do pleito dos catarinenses em receber o evento. O site da dandidatura da Bienal da UNE em Santa Catarina está no ar no endereço: www.bienaldaune.org, contendo as principais informações acerca da realização do evento.

Em breve a UNE decidirá sobre os rumos da Bienal, levando em conta importantes elementos que a constitui no maior e mais importante espaço de promoção, difusão e realização da cultura universitária brasileira.

Vinícius Puhl
De Florianópolis