Álcool pode ficar mais barato para o consumidor, diz ANP

O preço do álcool pode ficar mais barato para o consumidor, segundo informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves (ANP), que estuda a possibilidade de utilizar apenas um tipo de álcool combustível no país.

Segundo Roberto Ardenghy, superintendente de abastecimento da ANP, a medida facilitaria a produção e a logística do álcool e a fiscalização do combustível. "Ainda estamos começando os estudos preliminares, mas acreditamos que a substituição irá reduzir o preço para o consumidor", disse.  Há dois tipos de álcool hoje no mercado. O anidro é misturado à gasolina e o hidratado é usado para abastecer diretamente os tanques dos carros.
A agência pretende usar apenas o anidro e estender seu uso aos tanques. No dia 1º de maio a ANP discutirá a proposta com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Atualmente, os motores dos carros à álcool precisam da água proveniente do álcool hidratado. "Vamos conversar com a Anfavea para ver se é possível a substituição fazendo pequenas adaptações ou mesmo um recall", afirmou Ardenghy.
Com agências