Atentado mata mais de 20 em resort no Egito

Uma série de atentados no resort egípcio de Dahab, na costa do Mar Vermelho, deixou mais de 20 mortos e cerca de 150 feridos na noite desta segunda-feira. De acordo com testemunhas, a primeira explosão ocorreu por volt

As testemunhas afirmam que "partes de corpos e destroços" podiam ser vistas nas ruas e a maioria dos mortos era formada por egípcios. Também há relatos de estrangeiros entre as vítimas.


O Ministério do Interior do Egito declarou que os explosivos utilizados no ataque eram de fabricação caseira. De acordo com a emissora de televisão estatal do Egito, as explosões pareciam ter sido causadas por bombas com controle remoto, e não por militantes suicidas.

Hamas condena

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, chamou as explosões em Dahab de um "ato terrorista" e disse que os responsáveis serão levados à Justiça. Em Washington, o presidente americano, George W. Bush, também condenou o ataque como um "ato abominável contra civis inocentes".

O governo palestino liderado pelo Hamas também manifestou sua condenação ao ataque e disse que "esse ato criminoso ridiculariza" o islamismo, "agita a segurança nacional palestina" e vai "contra os interesses árabes".

Autoridades da área de segurança disseram que o Egito fechou sua fronteira com Israel para evitar a fuga de possíveis suspeitos. O resort de Dahab, localizado na costa do Golfo de Aqaba, fica cerca de 160 quilômetros ao sul da fronteira com Israel e é um destino popular entre mochileiros e turistas estrangeiros, principalmente israelenses.

Com BBC