Lula: Petrobras é empresa de formação e produção de conhecimento

Na edição de hoje (24) do programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula disse que além de alcançar a auto-suficiência na produção de petróleo, a Petrobras é uma fonte de

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou as críticas que a estatal enfrentou no decorrer de sua história. "Eu sei que a Petrobras desde 1953, com o decreto de Getúlio Vargas, foi vítima de críticas daqueles pessimistas que gostam de criticar tudo, daquele mesmo que disse que a Petrobras não ia dar certo, daquele mesmo que disse que o Ronaldinho nunca mais ia voltar a jogar bola depois que ele machucou o joelho, daquele mesmo que dizia que o Zico não podia ser jogador de futebol porque era franzino. Esses pessimistas são vencidos com a realidade", disse.

Fontes alternativas
O presidente também destacou que o Brasil é pode produzir fontes de energia alternativas, como o biodiesel e a energia eólica (gerada pela força dos ventos). "Nós temos todas as condições. Nós temos terra, nós temos trabalhadores, nós temos conhecimento científico e tecnológico". Na semana passada, o presidente visitou o canteiro de obras do complexo eólico de Osório, no Rio Grande do Sul, o maior da América Latina. Quando estiver concluído, o parque produzirá 150 megawatts de energia, capacidade suficiente para abastecer 117 mil casas com consumo médio de 200 kilowatts/hora por mês, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

O presidente ressaltou que para se tornar uma grande potência, o Brasil precisa produzir energia limpa e renovável. "Eu acredito que o Brasil, que jogou fora a chance no século 19, o Brasil que não aproveitou a chance do século 20, o Brasil não desperdiçará o século 21. Nós vamos nos transformar em uma grande potência econômica. Essa grande potência econômica passa por sermos uma potência no campo da energia".
Leia a íntegra do programa transmitido na manhã de hoje:
Luiz Fara Monteiro: Bom dia amigos em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa mais uma edição do programa Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Bom dia, presidente?

Presidente Lula: Bom dia, Luiz

Luiz Fara Monteiro: Presidente, conta para a gente como foi a sensação de visitar a plataforma P-50 no dia em que a Petrobras anunciou a auto-suficiência na produção de petróleo?

Presidente Lula: Luiz, eu acredito que ser brasileiro, conhecer a história da Petrobras e viver o 21 abril de 2006 como eu vivi, eu acho que é uma dádiva de Deus. Estávamos eu, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, o presidente do Senado, Renan Calheiros, a ministra Dilma e o ministro Silas. Nós pegamos o helicóptero e andamos 50 minutos mar adentro. Quando nós chegamos na P-50, aquilo é uma caixa de fósforos dentro do Oceano Atlântico. Mas quando a gente desce, a gente tem uma dimensão da grandeza da P-50, ou seja, uma plataforma enorme, uma cidade; só para ter idéia, ela produz energia que daria para suprir as necessidades elétricas de uma cidade de 300 mil habitantes. Ela tem a capacidade de armazenar praticamente a produção diária de petróleo do Brasil. É uma plataforma extremamente moderna e a sensação que eu tive de clicar um computador e depois correr lá para pegar o primeiro óleo – que veio a 1.100 metros de profundidade de lâmina d’água e mais quilômetros de profundidade na terra – e saber que a partir daquele momento em que eu cliquei o computador e começou a sair petróleo, estariam sendo ligados mais 36 poços de petróleo na P-50, que vai ser a maior plataforma em operação no Brasil.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, de onde vem tanto orgulho do brasileiro com a Petrobras? Há alguns anos tentaram até mudar o nome da empresa e houve um movimento nacionalista contrário. A que o senhor atribui tanto orgulho brasileiro em relação à Petrobras?

Presidente Lula: Eu acredito que a Petrobras ela seja motivo de orgulho porque ao longo desses 50 anos, a Petrobras, ela vem se aperfeiçoando, ela vem formando profissionais. A Petrobras é uma empresa de formação e produção de conhecimento porque poucas empresas no mundo têm o grau de competência do seu pessoal como tem a Petrobras. E agora, muito mais orgulho porque a auto-suficiência significa agora que somos donos do nosso nariz. Essa semana eu vi uma entrevista do ministro Guido Mantega em Washington, em que ele entrou na reunião do FMI dizendo: é a primeira vez que eu participo de uma reunião de cabeça erguida aqui porque não somos devedores, somos sócios do FMI. É muito importante você poder se igualar a todo e qualquer país do mundo. Você ver seus trabalhadores se igualarem a qualquer trabalhador do mundo. Isso é motivo de orgulho para nós. Eu sei que a Petrobrás, desde 1953, com o decreto de Getúlio Vargas, ela foi vítima de críticas daqueles pessimistas que gostam de criticar tudo, daquele mesmo que disse que a Petrobras não ia dar certo, daquele mesmo que disse que o Ronaldinho nunca mais ia voltar a jogar bola depois que ele machucou o joelho, daquele mesmo que dizia que o Zico não podia ser jogador de futebol porque era franzino. Esses pessimistas são vencidos com a realidade. Qual é o dado concreto hoje? A Petrobras conseguiu o seu intento, intento que o povo brasileiro buscou durante cinqüenta anos: ser auto-suficiente.

Luiz Fara Monteiro: Esse é o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Na semana passada, o senhor esteve em Osório, no Rio Grande do Sul, visitando uma usina que produz energia eólica usando a força dos ventos. Isso faz parte da preocupação do governo com fontes alternativas de energia, presidente?

Presidente Lula: O Brasil hoje está investindo em energias alternativas, a eólica é uma delas. A energia eólica é uma torre muito alta, cem metros de altura têm as torres lá na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul. Elas vão produzir 150 megawatts de energia. Nós estamos produzindo energia do bagaço da cana. Nós estamos…agora no Rio Grande do Sul tem projeto para produzir energia da casca do arroz. Nós estamos produzindo energia do vento. Nós estamos construindo o biodiesel, fortalecendo o Proálcool porque nós achamos que o mundo caminha para o desenvolvimento de energias renováveis, de energias menos poluentes. E nisso, o Brasil é imbatível. Nós temos todas as condições. Nós temos terra, nós temos trabalhadores, nós temos conhecimento científico e tecnológico. Eu acredito que o Brasil que jogou fora a chance no século 19, o Brasil que não aproveitou a chance do século 20, o Brasil não desperdiçará o século 21. Nós vamos nos transformar numa grande potência econômica. Essa grande potência econômica passa por sermos uma potência no campo da energia.

Luiz Fara Monteiro: Obrigado presidente e até semana que vem com mais um programa.

Presidente Lula: Obrigado a você, Luiz. Meus parabéns ao povo brasileiro por mais essa conquista.

Luiz Fara Monteiro: O Café com o Presidente volta segunda-feira que vem. Acesse o nosso programa também pela internet em www.radiobras.gov.br. Um abraço para você que nos acompanhou e até lá.