Ataque contra Irã fará petróleo ultrapassar 100 dólares, adverte russo

Segundo Igor Tchuvalov, conselheiro de Vladímir Pútin junto ao G8, se os Estados Unidos iniciarem uma agressão contra o Irã o preço do barril do petróleo pode chegar a mais de 100 dólares.

O preço do barril do petróleo pode chegar a mais de 100 dólares no caso de uma crise durável sobre o programa nuclear do Irã, declarou nesta quarta-feira em Paris o conselheiro do presidente russo encarregado do G8, Igor Chuvalov.
Perguntado sobre eventuais ataques militares dos Estados Unidos se continuar o impasse nas conversações dos membros do Conselho de Segurança da ONU sobre o Irã, Chuvalov respondeu: "Em nenhum caso pode-se permitir que as discussões cheguem a este ponto".
"Antes de tudo para evitar que o barril chegue a custar 100 dólares ou mais", acrescentou o conselheiro de Vladimir Putin, durante um encontro com a Associação da imprensa diplomática francesa.
"A posição da Rússia sobre o caso iraniano estará condicionada pelos imperativos de segurança internacional", frisou. "Não é que sejamos teimosos ou fiéis ao Irã, simplesmente há de se levar em conta todas as conseqüências negativas", acrescentou.
A Rússia e a China se opõem no momento às sanções contra o Irã, diferente dos Estados Unidos e os europeus.
As grandes potências, que não chegaram a um acordo no dia 19 de abril em Moscou, voltarão a se encontrar no dia 2 de maio de Paris. A Rússia, um dos maiores produtores de combustíveis do mundo, deseja que as cotações do petróleo girem em torno dos 30 dólares o barril, já que os níveis atuais (quase 75 dólares) são nocivos para a economia russa, afirmou Chuvalov.