Sem-terra de Pernambuco entrarão em greve de fome

Quinze dirigentes e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Pernambuco prometem iniciar amanhã (27), a partir das 17 horas, uma greve de fome por tempo indeterminado. Eles reivindicam a imissão de posse (retirada

Nas duas áreas, localizadas na Zona da Mata, está previsto o assentamento de 220 famílias. No engenho São Gregório, já desapropriado, o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) chegou a liberar crédito para construção de casas e instalar rede elétrica, mas o proprietário conseguiu na Justiça a reintegração de posse da área. Já em Bonito, as famílias estão vivendo dentro do engenho, em casas de taipa.

O líder do MST, Jaime Amorim, explicou que a situação precisa ser resolvida de imediato para que os trabalhadores possam receber investimentos destinados ao plantio e compra de implementos agrícolas."A greve de fome é a ultima alternativa para a retomada das negociações que ficaram acertadas desde 1996, mas não foram adiante", destacou Amorim.

Há dez anos, líderes do MST realizaram na capital pernambucana uma greve de fome pelo mesmo motivo. O protesto durou 11 dias e foi suspenso depois de um acordo com o Incra, mas não houve avanços nesse período.

Desta vez, a greve de fome, a ser realizada na sede do Incra, conta com apoio de grupo de 100 famílias de trabalhadores rurais. Elas pretendem montar acampamento no local. Estudantes e professores universitários também foram convidados pelo MST para acompanhar ação do movimento.

A superintendente do Incra em Pernambuco, Maria de Oliveira, está em Brasília participando de reunião da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ela antecipou para hoje o retorno a Recife por causa da mobilização do MST.

Fonte: Agência Brasil