1° de maio: Orquestra tocará “A Internacional” no Recife

O 1º de Maio no Recife vai ter também uma atração muito especial. A Orquestra Sinfônica do Recife fará um concerto gratuito, no Parque da Jaqueira. Mas a grande novidade não está na apresentação em si &

Com arranjo do maestro e compositor pernambucano Clóvis Pereira, esta será a primeira vez que a música, símbolo da luta pelo socialismo, será ouvida em praça pública desde 1955, quando Pelópidas Silveira tomou posse na prefeitura do Recife. A Internacional foi vítima da repressão e da censura no decorrer de tantos anos, tendo sido executada apenas em eventos fechados.

A pedido do atual prefeito do Recife, João Paulo (PT), a Orquestra Sinfônica do Recife, originada em 1930, vai quebrar esse silêncio de décadas. De acordo com o vice-prefeito, Luciano Siqueira (PCdoB), a atitude — que partiu de um prefeito de origem operária e de luta pelo socialismo — tem um significado muito importante, principalmente porque reafirma a democracia.

"Eu cantei A Internacional na cadeia, durante a ditadura, e em eventos do Partido. Para nós, comunistas, agora ouvi-la em praça pública é algo muito representativo. É a consolidação da democracia", comemora Luciano.

A letra de A Internacional foi escrita por Eugéne Pottier, sobrevivente da Comuna de Paris, de 1871. A música foi composta pouco depois pelo belga Pierre Degeytter.

Do Recife,
Joana Rozowykwiat