Aldo Rebelo: decisão da Bolívia é assunto do povo brasileiro

A decisão do governo boliviano de nacionalizar as reservas de petróleo e gás do país, anunciada ontem (1º) pelo presidente Evo Norales, "é um assunto muito sério que precisa de um exame que leve em conta todas as consequ&eci

A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ao chegar ao seu gabinete na manhã de hoje (2). Segundo ele, o assunto não é de interesse apenas da Câmara ou do Congresso, mas de todo o país.

"Não é um assunto de interesse só do Estado brasileiro, do governo. É um assunto de interesse do povo brasileiro, da sociedade. Portanto, a atitude diante da decisão do governo boliviano não pode ser apenas de governo ou do Congresso. Tem que ser uma atitude que leve em conta os interesses do Brasil e da sociedade".

Aldo afirmou que vai examinar o assunto e mais tarde pretende conversar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ontem (1º) o presidente Evo Morales assinou decreto que nacionaliza as reservas de gás e petróleo do país. Com a nova legislação, o governo boliviano passa a deter entre 50% e 82% das receitas de todos os empreendimentos no país e as empresas operadoras ficam com 18% a 50%.

A Petrobras opera 46% das reservas de gás natural e produz toda a gasolina e óleo diesel consumidos pelos bolivianos. A empresa é responsável por 20% dos investimentos diretos no país e por 18% do Produto Interno Bruto (PIB) boliviano.

Com Agência Brasil