Bautista Vidal diz que Brasil deve defender ação de Morales

O físico José Walter Bautista Vidal disse que o Brasil precisa defender a nacionalização das refinarias de petróleo e gás na Bolívia. “O Brasil tem que defender a todo custo esse princípio da soberania, porque é um país que tem tudo a perder. Se não respe

Bautista Vidal, que coordenou a implementação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e hoje trabalha na implantação do biodiesel no país, afirmou que está sendo difundida uma idéia "errada", de que a Bolívia está agredindo o Brasil, uma vez que a Petrobras também foi afetada pela decisão. "Não é verdade. A Bolívia está resgatando um patrimônio estratégico fundamental", afirmou, em entrevista à Rádio Nacional.

Na opinião do físico brasileiro, Morales tomou uma decisão correta. "Ele está certo. O petróleo é um patrimônio do povo boliviano, assim como as reservas minerais do Brasil são um patrimônio do povo brasileiro". Vidal citou como exemplo a mineradora brasileira Vale do Rio Doce, privatizada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. "Hoje, a Vale age de acordo com grupos internacionais e não de acordo com os interesses do Brasil. É um atentado contra a soberania das nações que grupos estrangeiros se apropriem desses recursos".

Ele afirmou que a Petrobras precisa agir "de acordo com o princípio brasileiro, respeitador do patrimônio das outras nações". Entretanto, segundo ele, "há indícios de que a empresa está agindo contra esses princípios, o que levou o povo boliviano a reagir. Essa posição é incompatível com os interesses brasileiros. A Petrobras não pode atuar da mesma forma que outras companhias de petróleo", acrescentou.

A informação é da
Agência Brasil