China perde US$ 1 bi com propriedade intelectual

As empresas chinesas perderam mais de US$ 1 bilhão nos últimos cinco anos em disputas sobre a propriedade intelectual com firmas estrangeiras, informou a agência Xinhua. “Algumas disputas sobre propriedade intelectual foram devastadoras para certos setore

A polêmica afetou sobretudo a indústria automobilística e os produtos eletrônicos, como televisões, câmaras digitais, chips de MP3 e aparelhos de DVD. Segundo Xu, a China está numa situação "desanimadora" na proteção de seus próprios direitos da propriedade intelectual. A maioria das empresas não registra suas invenções, que acabam patenteadas por estrangeiros.
Apesar dos avanços tecnológicos da China nos últimos anos, menos de 1% das empresas chinesas pede registro das suas patentes. Desde 2001, quando o país entrou para a Organização Mundial do Comércio (OMC), as empresas estrangeiras aceleraram o registro de patentes de tecnologias já existentes no mercado e outras novas.
Segundo o ministro, as empresas estrangeiras possuem a imensa maioria das patentes do país, e quase todas as de alta tecnologia. Assim, as companhias chinesas são obrigadas a pagar de 20% a 40% do preço de cada telefone celular ou computador ao proprietário da patente estrangeira.

A informação é da
agência Xinhua