Inadimplência de idosos é a que mais cresce no país

Dados do Serasa mostram um crescimento acima da média na inadimplência de consumidores com mais de 60 anos, considerados por muitos comerciantes como exemplos de bons pagadores. Segundo o jornal O Globo de domingo (30), em março deste ano 3,027 milhões de

O número é 3% superior à quantidade de idosos inadimplentes em dezembro – a expansão geral no país foi de 0,4% – e 10% acima do registrado há um ano. A principal causa para esse fenômeno seria o crédito consignado, cujo pagamento é feito parcelado através do desconto na aposentadoria do INSS.
Os contratos comprometem até 30% da renda, o que reduz os recursos para o pagamento das outras contas. "Nove entre dez aposentados que pegaram esses empréstimos estão sofrendo sérias dificuldades para manter as contas em dia. O número de inadimplentes em outras contas ainda é pequeno, porque os aposentados se desdobram para não ficar com o nome sujo", disse Renault de Souza, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, ao jornal.
Por outro lado, conforme o Serasa, caiu o número de inadimplentes nas duas faixas imediatamente inferiores, que vão de 35 a 50 anos e de 50 a 60 anos. Jorge Higashino, superintendente de Assuntos Especiais da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), confirmou a tendência, mas disse crer que, quando houver maior familiarização dos idosos com as implicações do desconto em folha, a inadimplência cairá.

A informação é do
jornal O Globo