Petrobras estuda antecipar produção de gás em Santos

Está em estudo na Petrobras a antecipação do início da produção na Bacia de Santos. O responsável pela bacia, José Luiz Marcusso gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos, afirmou que nesta semana serão feitas reuniõ

Inicialmente, o cronograma prevê a produção de 8 a 9 milhões de metros cúbicos diários a partir de 2008, com a instalação da plataforma de Mexilhão. No final de 2010, a estimativa é de que a produção chegue a 30 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Marcusso faz questão de ressaltar que tanto o estudo para a antecipação do cronograma como as reuniões de trabalho já estavam em andamento. "Estamos avaliando a possibilidade de antecipação independentemente do processo de nacionalização das reservas na Bolívia", disse.
A Petrobras ainda não sabe se será possível antecipar o cronograma da Bacia de Santos e nem em quanto tempo. "É difícil responder estas questões sem termos o estudo concluído", explicou Marcusso. A previsão é de que esse trabalho esteja pronto ao longo do primeiro semestre. Quanto à busca de outras alternativas ao gás boliviano, Marcusso afirmou que existem vários estudos na empresa, mas ainda é prematuro falar sobre o tema.

Na Bacia de Santos estão previstos US$ 18 bilhões de investimentos em dez anos. Na média, seria US$ 1,8 bilhão ao ano mas a maior parte ficará concentrada entre 2007 e 2011, no período de construção de dez plataformas, no mínimo, previstas para o projeto. O problema é que não basta apenas antecipar investimentos, a Petrobras é obrigada a fazer processo de licitação para a construção das plataformas. Além da questão burocrática, existem vários aspectos técnicos que precisam ser levados em conta.
A informação é da
Agência Estado