UJS se prepara para seu 13º Congresso Nacional

A UJS (União da Juventude Socialista) está em fase de mobilização para seu 13º Congresso Nacional, marcado para 15, 16, 17 e 18 de junho, em Brasília. Os delegados serão eleitos em assembléias de núcleos e enc

O objetivo da entidade é realizar encontros em 630 municípios. Para a primeira quinzena de maio, estão previstas mais de 1800 assembléias de núcleos. Desde o dia 1º, a página da entidade na Internet (www.ujs.org.br) abre espaço para receber propostas e idéias sobre as teses “e mesmo para as opiniões diversas sobre os temas que serão abordados no Congresso”. Também há as teses do Congresso e outros documentos de subsídio aos encontros.

Materiais como cartazes, adesivos e fichas de filiação já foram enviados aos estados. As reuniões serão acompanhadas por ao menos um membro da coordenação estadual. Nesta semana, a entidade lançou o Boletim de Mobilização do 13º Congresso da União da Juventude Socialista. A publicação traz as diretrizes dos debates. “Nossa estrada vai além do que se vê”, informa o texto. “Assim é a busca do novo, do socialismo científico. Vamos descortinando o caminho, ganhando fôlego e preparo, acumulando forças que nos levará ao ‘socialismo com a nossa cara’”.

De acordo com o boletim, a preocupação teórica terá mais destaque, “para fazer frente aos novos desafios que aparecerão, independentes do resultado das próximas eleições. Reforçar a convicção ideológica para derrotar o inimigo nos planos tático e estratégico. Para isso propomos dar centralidade a questão ideológica nesse Congresso, entendendo que a luta contra a ideologia burguesa é a luta direta contra o próprio sistema burguês”.

Procurando politizar a juventude de forma mais ampla e madura, a UJS se propõe a “estar onde a juventude estiver”, como em “escolas, universidades, clubes esportivos, bairros, baladas”. Se houver dirigentes responsáveis, pode-se aplicar a regra que for mais conveniente à reunião, de modo a contemplar as necessidades locais. Cada núcleo reunirá filiados para eleger seus representantes ao Congresso Municipal. Vai até 21 de maio o prazo para a realização dos encontros de núcleos.