Câmara dos Deputados vai debater relação Brasil-Bolívia

As comissões da Amazônia; de Minas e Energia e da Fiscalização, Finanças e Controle, da Câmara dos Deputados, realizarão audiência pública para debater a situação da Bolívia e suas conseq&

A proposta, de autoria da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), prevê a participação na reunião de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Petrobrás e do embaixador do Brasil na Bolívia, Antônio Mena Gonçalves.

"A ameaça de desabastecimento de gás natural, com a decisão da Bolívia de nacionalizar suas reservas de petróleo e gás, provoca inquietações e, ao mesmo tempo, traz a certeza de que o Brasil não pode ficar nas mãos de terceiros para garantir seu suprimento energético", disse o deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM).

Lupércio defendeu maior investimentos em território nacional para a exploração do gás, em particular na bacia do Solimões no Amazonas. Segundo ele, estudos nessa bacia, que se estende do Amazonas ao Acre, apontam para uma reserva de 2,8 trilhões de metros cúbicos de gás natural, "o que representa mais de cinco vezes as reservas brasileiras já comprovadas".

O requerimento, aprovado na Comissão da Amazônia, com extensão do convite para as outras comissões, foi subscrito e defendido pelo deputado uma vez que a autora da proposta participa em Cuba de uma missão oficial da Câmara.
De Brasília

Iram Alfaia